Publicada em 23/03/2018 - 15h08
Por Francisco Alves
Dia de Campo mostra alternativas de produção de silagem ensacada
Os participantes observaram técnicas para produção da silagem, método de conservação de plantas para alimentação de rebanhos.
Técnicas de produção de silagem ensacada para alimentação de animais como Bovinos, Caprinos e Ovinos foram apresentadas, na ultima quarta-feira (21), em dia de campo promovido pelo Centro Estadual de Educação Profissional Rural Cônego Cardoso (CEEPRU) de São Miguel do Tapuio, para um grupo de pessoas (alunos e produtores rurais).
Durante o evento, os participantes observaram técnicas para produção da silagem, método de conservação de plantas para alimentação de rebanhos, além de conhecerem resultados de experimentos já realizados por técnicos e professores do Centro Estadual de Educação Profissional Rural Cônego Cardoso.
Para o professor Marco Estêvam, que é Agrônomo e Coordenador da área técnica da escola, a produção de silagem ensacada, além de ter um baixo curso para o produtor, ainda melhora na sua conservação, deixando o alimento húmido, o que diminui a necessidade de consumo de água pelo animal, uma alternativas para os períodos secos.
A diretora da escola, professora Djanira Gomes, ressaltou que a escola está também à disposição do agricultor para colaborar com técnicas que visam à melhoria de vida no campo. “A escola não é só uma unidade de ensino, estamos com as portas abertas também para o agricultor que queiram visitar e conhecer as técnicas aqui desenvolvidas pela equipe junto aos alunos” enfatizou Djanira.


Além de alunos, professores e produtores rurais, várias autoridades municipais também participaram do dia de campo promovido pelo CEEPRU, entre elas o ex-prefeito Paulo Frota, que também é criador, vereador Kelson Isaias, assessor especial de gabinete da prefeitura Roberto Rodrigues, agente de desenvolvimento Irani Germano, entre outras.


O Centro Estadual de Educação Profissional Rural Cônego Cardoso (CEEPRU) de São Miguel do Tapuio, funciona atualmente com três turmas de alunos na modalidade de alternância, ou seja, os alunos passam um período na escola e outro desenvolvendo suas experiências no campo. As turmas são dos cursos de técnico em Agropecuária, técnico em agroindústria e técnico em Zootecnia.


Além dessas, a escola conta atualmente com duas turmas de Informática avançada, onde é aplicada a informática no campo. Diferente das outras, essas duas turmas funcionam na modalidade regular com aulas todos os dias.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves
Tópicos: Dia Campo Mostra alternativas produção silagem ensacada
Mais notícias
-
Reajuste do magistério | 29/01/2026, 09:41h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova reajuste do magistério público municipal
O Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, prevê reajuste de 6% nos salários dos professores.
-
Reajuste do magistério | 27/01/2026, 09:21h
Câmara de SMT realizará Sessão Extraordinária para votar reajuste do magistério e salário mínimo
Vereadores se reunirão para votar reajuste de 6% no magistério e atualização do salário mínimo municipal.
-
Cronograma | 27/01/2026, 08:50h
Câmara Municipal divulga cronograma das sessões ordinárias para 2026
Abertura do ano legislativo ocorre em fevereiro, com sessões ordinárias programadas até dezembro.
-
Reajuste salarial | 26/01/2026, 09:27h
Prefeitura de Amarante anuncia reajuste salarial para professores e servidores da educação
Os professores, que recebem acima do piso nacional do magistério, terão reajuste de 7%, percentual superior ao reajuste definido para o piso.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões