Publicada em 16/03/2018 - 23h41
Por Francisco Alves
INCRA entrega Títulos de Domínio a assentados de São Miguel do Tapuio
Um total de 124 familia assentadas no Assentamento Ponta da Serra receberam os Títulos de Domínios (TD).
A Superintendência Regional do INCRA no Piauí realizou nesta sexta-feira, 16 de março, a entrega de 124 Títulos de Domínios (TD) a famílias assentadas no Assentamento Ponta da Serra, que engloba as agrovilas Cachoeira e Lagoa da Ponta, ambas na zona rural do município de São Miguel do Tapuio.
A solenidade foi realizada no próprio assentamento e contou com a presença de várias autoridades, entre elas o superintende do INCRA Howzembergson Brito, Deputado estadual Georgiano Neto, Diretor de desenvolvimento social e lazer do Estado do Piauí José Cardoso, Prefeito de São Miguel do Tapuio, Lincoln Matos, prefeito de Assunção do Piauí Netinho, vice-prefeito de Buriti dos Montes Francisco Ismael, entre outras.
Criado em 1995, o Assentamento Ponta da Serra dispõem de escolas públicas, Postos de Saúde, Habitação, Rede elétrica, Rede de abastecimento de água e cisternas. As famílias já foram assistidas com crédito de Instalação, que é dividido em Apoio Inicial, Fomento e Semiárido, além de construção de casas, estradas e perfuração de poços.
A cerimônia marcou a concretização de um sonho dos assentados, que aguardavam há 22 anos o Título de Domínio. De acordo com o superintendente regional do Incra no Piauí, Howzembergson Brito, a entrega dos documentos às 124 famílias marca uma nova etapa do processo de titulação de lotes da reforma agrária no Estado, mas destacou que outras famílias ainda serão beneficiadas.
Durante seu discurso, o prefeito Lincoln Matos destacou as ações realizadas pela administração junto aos agricultores saomiguelenses. “Mais do que discurso, vocês agricultores que agora são verdadeiros proprietários dessa terra, são conhecedores que estive e estarei sempre ao lado de vocês. O maior exemplo disso são escolas construídas na zona rural, Unidades de saúde, Estradas, sistemas de abastecimento de água, e tantas outras ações que visam melhorar a vida de vocês” pontuou no gestor municipal.
O deputado Georgiano Neto fez menção ao município de São Miguel do Tapuio como polo e representante de toda região, destacando toda a sua atenção com a população Sãomiguelense. Em sua fala ele disse que o título de posse dar o direito de propriedade, dar uma garantia familiar e dar condições ao proprietário em ter financiamentos junto aos Bancos e investimentos em seu lote de terra.
O superintendente regional do INCRA no Piauí, Howzembergson Brito, finalizou a solenidade destacando ser um momento ímpar e de comemoração pela grande conquista. “Hoje estamos prestando conta a vocês, de um processo que começou com a criação do Assentamento e agora com a entrega dos títulos. Parabéns! Eu estou feliz em estar fazendo desse momento, entregando um direito constitucional, concretizando, com o título de propriedade, que garante o direito de herança dos seus filhos”, frisou Howzembergson.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves
Tópicos: incra, titulos, Terra, definitivo, posse
Mais notícias
-
Animais soltos | 30/04/2025, 19:23h
Prefeitura publica decreto sobre apreensão de animais soltos nas vias públicas
Os animais permanecerão por até sete dias no depósito, com possibilidade de retirada mediante multa; não havendo retirada, serão leiloados.
-
Diálogos pelo Piauí | 30/04/2025, 08:52h
Prefeito de SMT representa a APPM em evento realizado na cidade de Piripiri
O projeto visa ampliar o acesso aos direitos básicos e fomentar o desenvolvimento regional meio de políticas públicas eficientes e integradas.
-
Audiência | 30/04/2025, 08:47h
Pompilím participa de audiência na ALEPI em busca de melhorias para o município
No encontro com o deputado Ziza Carvalho, ele tratou de investimentos e projetos para impulsionar a infraestrutura do município.
-
Avanços Legislativos | 30/04/2025, 08:31h
Câmara de São Miguel do Tapuio aprova 12 requerimentos e 4 projetos em sessão solene
As propostas contemplam obras de infraestrutura, criação da Procuradoria da Mulher e valorização cultural.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões