Publicada em 23/02/2018 - 23h45
Por Francisco Alves
Barragens do Piauí contam com novo sistema de monitoramento
Até o fim de março, o sistema estará disponível para vários reservatórios, incluindo o Açude São Vicente, em São Miguel do Tapuio.
O Governo do Piauí está implantando o sistema de monitoramento diário das barragens, com transmissão automática das informações, via aplicativo de celular. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e tem como meta, até o fim de março, contemplar 28 açudes do estado com o serviço.
“Em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Semar fará, neste mês de fevereiro, a entrega dos aparelhos de celular que serão usados pelos observadores das barragens. O aplicativo para dispositivo móvel, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), está sendo implantado em todo o nordeste do país e vai dar suporte ao Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR), especialmente na região do semiárido. As informações sobre o volume de águas de dez açudes do estado já estão sendo repassadas diariamente à ANA por este aplicativo de celular, que é seguro e eficaz”, informa a gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa, responsável pela coordenação do sistema no Piauí.
O sistema de monitoramento diário já foi implantado nas seguintes barragens: Mesa de Pedra, em Valença; Pedra Redonda, em Conceição do Canindé; Estreito, em Padre Marcos; Poço do Marruá, na cidade de Patos do Piauí; Bocaina, no município de Bocaina; Piaus, em São Julião; Barreiras, em Fronteiras; Cajazeiras, localizada em Pio IX; Ingazeiras, no município de Paulistana; e Salinas, em São Francisco do Piauí.
Até o fim de março, o sistema estará disponível para os seguintes reservatórios: Barragem Algodões II, em Curimatá; Barragem Jenipapo, em São João do Piauí; Barragem Petrônio Portela, no município de São Raimundo Nonato; Poços, na cidade de Itaueira; Barragem Bonfim, em Bonfim do Piauí; Barragem Caracol, na cidade de Caracol; Barragem Malhadinha, em Dirceu Arcoverde; Barragem Nonato, no município de Dom Inocêncio; Cacimba, em Campinas do Piauí; Barragem Caldeirão, em Piripiri; Barragem Corredores, na cidade de Campo Maior; Barragem Piracuruca, em Piracuruca; Bezerros, em José de Freitas; Emparedado, em Campo Maior; Joana, em Pedro II; São Vicente, em São Miguel do Tapuio; Taboquinha, em Beneditinos; e Barragem Anajás, no município de Piripiri.
Fonte: Com informações da Ascom
Mais notícias
-
Situação de emergência | 03/05/2025, 08:48h
Governador Rafael Fonteles prorroga situação de emergência em 129 municípios do Piauí
Governo decidiu ampliar este prazo devido à irregularidade das chuvas e à redução dos volumes hídricos em barreiros, rios e riachos.
-
Serviços e infraestrutura | 03/05/2025, 08:24h
Prefeito Pompílio Filho, anuncia mais recursos para o município São Miguel do Tapuio
Durante o encontro, foram apresentadas reivindicações voltadas para melhorias na infraestrutura, saúde e cultura.
-
Animais soltos | 30/04/2025, 19:23h
Prefeitura publica decreto sobre apreensão de animais soltos nas vias públicas
Os animais permanecerão por até sete dias no depósito, com possibilidade de retirada mediante multa; não havendo retirada, serão leiloados.
-
Diálogos pelo Piauí | 30/04/2025, 08:52h
Prefeito de SMT representa a APPM em evento realizado na cidade de Piripiri
O projeto visa ampliar o acesso aos direitos básicos e fomentar o desenvolvimento regional meio de políticas públicas eficientes e integradas.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões