Publicada em 08/08/2017 - 05h57
Por Francisco Alves
Sãomiguelenses poderão ver eclipse solar mais esperado de 2017
O fenômeno poderá ser visto parcialmente em algumas regiões do Brasil. Nos EUA terá uma faixa de escuridão por alguns minutos.
No dia 21 de agosto próximo ocorrerá um eclipse solar. Países como os Estados Unidos o fenômeno será mais visível, onde todo o país ficará sob a sombra durante o eclipse. A sua faixa de escuridão total, contudo, será de 113 km e se moverá de Oregon à Carolina do Sul, passando por 14 estados americanos.
O eclipse será visto parcialmente no Norte do Brasil e na parte Norte do Nordeste. De acordo com dados divulgados sobre o fenômeno, no Piauí vai começar por volta das 16h30min e a Lua deixará de encobrir parte do limbo do Sol por volta das 17h30min.
O eclipse solar de 21 de agosto será um eclipse número 22 na série Saros 145 e terá magnitude 1,0306. Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, assim, total ou parcialmente, obscurecendo a imagem do Sol para um observador na Terra. A maior duração da totalidade desse eclipse será de 2 minutos e 44,3 segundos na Floresta Nacional Shawnee ao sul de Carbondale.
Para acompanhar o evento plenamente, a Nasa fará uma cobertura em tempo real do fenômeno, com a participação de cientistas. Além de dezenas de câmeras terrestres, telescópios, aviões e balões serão utilizados para deixar a transmissão mais fidedigna.
A Nasa está lembrando as pessoas de que elas devem tomar as devidas precauções, porque nunca é seguro olhar diretamente para o Sol durante um eclipse, nem mesmo com óculos escuros normais.

Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves
Tópicos: eclipse solar FENÔMENO sol lua
Mais notícias
-
Campanha de vacinação contra a Influenza mobiliza equipes de saúde em São M. do Tapuio
A campanha acontece entre os dias 04 e 15 de maio, mobilizando equipes de saúde em UBSs e comunidades do município.
-
Festa das Mães | 10/05/2026, 10:25h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio realiza festa em comemoração ao Dia das Mães
Durante a celebração, foram distribuídos mais de 500 brindes, proporcionando um momento de alegria às famílias presentes.
-
Articulação nacional | 30/04/2026, 10:46h
Prefeito de São M. do Tapuio participa de articulação sobre royalties do petróleo em Brasília
Encontro com CNM e representantes do Governo Federal debate proposta que busca redistribuição mais justa dos recursos.
-
Prêmio Alfa-10 | 27/04/2026, 11:28h
São Miguel do Tapuio se destaca no Prêmio Alfa-10 e conquista 1º lugar na 5ª GRE
Premiação contempla 150 escolas em 88 municípios do Piauí, com 44 atingindo nota máxima em alfabetização.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões