Publicada em 13/03/2017 - 08h14
Por Francisco Alves
Professores da rede municipal passam por formação do PNAIC
No município um total de 67 professores da rede municipal de ensino participaram da capacitação
A prefeitura de São Miguel do Tapuio através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no ultimo sábado (11), a formação e aperfeiçoamento de professores alfabetizadores, das atividades referentes ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. A formação aconteceu no auditório do prédio do Programa Bolsa Família, localizado no centro da cidade.
Ao todo 67 professores da rede municipal de ensino participaram da capacitação que teve como orientadora Ana Marta, Evilane Alves e Poliana Marques, tendo como foco a socialização da proposta do Caderno 5 – A oralidade, a leitura e a escrita no Clico de Alfabetização.
» Curta nossa Fanpage no Facebook
Para Poliana Marques, coordenadora da educação infantil, é fundamental que o professor alfabetizador tenha direito à formação continuada, algo que deve acompanhar esse educador ao longo de sua jornada como docente.
Ana Marta destaca que aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
A orientadora Evilane Alves trabalhou na grade de programação da formação, a leitura em pequenos grupos do texto “Formação de leitores na escola: leitura como pratica social”.
O pacto tem o desafio de Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os 8 anos de idade e é dividido em quatro eixos de atuação: formação continuada de professores alfabetizadores; elaboração e distribuição de materiais didáticos e pedagógicos; avaliações; e gestão, controle social e mobilização.
Fonte: Com informações da Ascom/PMSM
Tópicos: formação, professores, PNAIC
Mais notícias
-
12 escolas inauguradas | 14/09/2025, 16:26h
Prefeito Pompilím inaugura mais uma escola reformada e ampliada na zona rural do município
Com a entrega, a gestão do prefeito Pompílio Filho chega à marca de 12 escolas inauguradas com o novo padrão de qualidade.
-
Complexo Esportivo | 11/09/2025, 14:02h
Prefeito Pompilím busca terreno da antiga AABB para novo Complexo Esportivo
Proposta apresentada ao Banco do Brasil visa transformar o espaço em área voltada para educação e incentivo ao esporte.
-
Mensagens de cidadania | 08/09/2025, 12:22h
Escola Educandário encanta o público no Desfile da Independência em São Miguel do Tapuio
Com o tema “A Independência não é no grito, é na educação que forma cidadão”, escola destacou a importância dos valores da educação.
-
Patriotismo vivo | 08/09/2025, 10:37h
São Miguel do Tapuio realiza Desfile Cívico de 7 de setembro com grande participação popular
Evento organizado pela Prefeitura, reuniu escolas, autoridades e comunidade na Praça Matriz em celebração à Independência do Brasil.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões