Publicada em 18/02/2017 - 08h43
Por Francisco Alves
Balão do Google cai na zona rural do município de Buriti dos Montes
Lançado pela Google no ano de 2013, o objeto tem como finalidade levar acesso a internet a lugares mais remotos, pobres ou afetadas por desastres
Um balão com equipamento para transmissão de internet do Google caiu na noite da ultima sexta-feira (16), na comunidade Santana, zona Rural do município de Buriti dos Montes, a 250 km de Teresina. O objeto foi visto em queda livre por moradores da região que realizaram buscas e encontraram o objeto na madrugada de hoje (17).
Como os moradores não tinham conhecimento do que se tratava, acionaram a polícia a fim de tomar as medidas necessárias para a identificação. Assustados, os moradores relataram não saber do que se tratava a estrutura.
» Curta nossa Fanpage no Facebook
O artefato foi identificado como sendo um balão do Projeto Loon, lançado pela Google no ano de 2013, com a finalidade de levar acesso a internet a lugares mais remotos, pobres ou afetadas por desastres naturais, por meio de balões gigantes de hélio com equipamentos que transmitem sinais wi-fi.
Segundo informações de populares, o balão possui cerca de 15 m de diâmetro e este é equipado com antenas de rádio, computadores de vôo, sistema de controle de altitude e painéis solares, responsáveis pela energia do sistema. Os balões são hermeticamente fechados e voam na estratosfera a 20 quilômetros do solo.


Fotos: Ronaldo Mota
Google no Piauí
O primeiro balão do projeto Loon no Brasil foi lançado em junho de 2014 no Clube de Aeromodelismo de Teresina. Segundo a Google, há cerca de 4,5 bilhões de pessoas sem internet no mundo e o projeto Loon pretende atingi-las, sobretudo em locais isolados e remotos. A gigante da internet busca formar parcerias e aqui no Piauí esta fase de testes sendo realizada com uma empresa de telefonia. Ainda não há definição de quando e como o serviço será disponibilizado à população.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves
Mais notícias
-
Festa confirmada | 02/03/2026, 12:03h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio divulga atrações musicais do aniversário do município
Cidade completa 88 anos no dia 25 de março e terá shows no dia 26, além de programação institucional.
-
Reurbanização | 26/02/2026, 11:31h
Prefeito Pompilím anuncia reurbanização da Avenida Major Gonçalves Araújo
Projeto vai transformar via que liga o Centro ao bairro de Fátima, com ciclofaixa, pista de cooper e nova iluminação em LED.
-
Alerta meteorológico | 19/02/2026, 08:33h
Inmet emite alertas de chuvas intensas para todo o Piauí
Avisos seguem até sexta-feira e indicam risco de ventos fortes, alagamentos e queda de energia em diversas regiões
-
Última noite | 18/02/2026, 15:35h
Encerramento do Carnaval 2026 leva grande público ao Trenzinho da Folia
Com shows, tradição e muita animação, festa varou a madrugada e encerrou o carnaval em clima de alegria



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões