Últimas Notícias

Publicada em 15/11/2023 - 11h03
Por Da Redação

Seduc Piauí divulga o resultado da segunda edição do prêmio Alfa-10

Entre os vencedores do prêmio, está a Unidade Escolar Vereador Waldemar Salles de Castelo do Piauí.


publicidade


Foto: Reprodução/Seduc- PI Seduc Piauí divulga o resultado da segunda edição do prêmio Alfa-10

Na manhã da última terça-feira (14), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou do I Seminário Regional de Boas Práticas do Programa Piauiense de Educação na Idade Certa (PPAIC) da 18ª Gerência Regional de Educação (GRE) e anunciou o resultado do Prêmio Alfa 10 – Edição 2022. O prêmio foi criado para homenagear as escolas públicas estaduais e municipais piauienses que tiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), que testa o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental. 

Segundo Washington Bandeira, o investimento em educação na Primeira Infância é essencial para a formação de cidadãos conscientes. "Vejam a potência que é o investimento em políticas públicas voltadas para a primeira infância. Sem dúvida alguma, os profissionais da Educação que se voltam a esse trabalho tão nobre estão lidando com o que há de mais transformador em uma sociedade. Estão preparando e formando as nossas crianças e, assim, construindo um futuro com muito mais educação, saúde, assistência social e segurança de qualidade”, afirma o gestor.

O Prêmio ALFA-10 é um incentivo financeiro destinado às escolas públicas (escolas premiadas) estaduais e municipais de todo território piauiense que tenham obtido, no ano anterior à sua concessão, os melhores resultados de alfabetização, expressos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (IDEPI-Alfa) do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí - SAEPI. Anualmente, 150 escolas serão premiadas.

I Seminário Regional de Boas Práticas do PPAIC

Com o objetivo de apresentar as boas práticas de alfabetização, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da 18ª Gerência Regional de Educação, realizou, nesta terça-feira, o I Seminário Regional de Boas Práticas do PPAIC – Programa Piauiense de Educação na Idade Certa, no auditório da Tupperware, no centro de Teresina.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, esteve presente no evento, que tem como tema “Avaliar para Ensinar”. “Investir na educação das nossas crianças é garantia de retorno em aprendizagem com qualidade, saúde, segurança, economia de gastos públicos, desenvolvimento social e econômico”, destacou o secretário da Educação durante sua fala.

A primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, informou durante o evento as ações que a Coordenadoria vem desenvolvendo para fortalecer a educação infantil no estado. “Para mim é uma honra participar deste I Seminário Regional do PPAIC porque nós, através do Pacto pelas Crianças do Piauí, estamos realizando a ampliação do programa para a capacitação de professores para atender bebês e crianças de 0 a 3 anos e já estamos com essa ação em pleno funcionamento. É muito importante este encontro para que possamos fortalecer a educação infantil para que as crianças possam aprender a ler e escrever na idade certa”, pontuou a primeira-dama.

Confira a lista das escolas vencedoras da 2ª Edição do Prêmio Alfa-10 (https://www.seduc.pi.gov.br/donwload/arquivos/editais/13-editais-14-11-2023-08-57-34.pdf)


Fonte: Com informações da Seduc/PI


Tópicos: seduc, piauí, resultado, edição, Prêmio, Alfa-10

Avaliação:

publicidade