Últimas Notícias

Publicada em 03/10/2023 - 10h25
Por Da Redação

Piauí será o primeiro estado a incluir Inteligência Artificial no currículo escolar

Ainda no primeiro semestre, o Governo fez o lançamento do Seduc Tec, programa de expansão da educação profissional, técnica e tecnológica.


publicidade


Fotos: Ascom/Seduc-PI Piauí será o primeiro estado a incluir Inteligência Artificial no currículo escolar

Para lidar com o desenvolvimento crescente da tecnologia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem apostando em estimular a capacidade dos estudantes com novos aprendizados e oferecer opções para desenvolver talentos conectados às novas tendências mundiais.

Na última semana do mês de setembro, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve reunido com o líder norte/nordeste da Amazon Web Services (AWS), Ronaldo Abath, e o gerente de programas da AWS, Rubem Saldanha. A plataforma de serviços de computação em nuvem é a nova parceira da Seduc na implementação da disciplina Inteligência Artificial no currículo das escolas da rede pública estadual de ensino.

"Formar mais talentos competitivos na era da Inteligência Artificial, essa é a meta", segundo o secretário Washington Bandeira. “Estamos trabalhando para que os nossos alunos possam ter contato com essa nova ferramenta por meio dos cursos técnicos ofertados pelo Seduc TEC e para que eles estejam preparados para as novas exigências do mundo do trabalho”, afirmou.

Ainda no primeiro semestre, o Governo fez o lançamento do Seduc Tec, programa de expansão da educação profissional, técnica e tecnológica e passou a ofertar o curso técnico de desenvolvimento de sistemas, com ênfase em Inteligência Artificial e programação de jogos. O curso está acontecendo em 133 escolas, com 5.506 estudantes da 1ª série do Ensino Médio matriculados.

“A iniciativa agora ganha o reforço de peso da Amazon Web Services (AWS), com a inserção do módulo de Computação em Nuvem nos cursos de desenvolvimento de sistemas, com ênfase em Inteligência Artificial e programação de jogos ofertados pelo Seduc Tec. Os estudantes da nossa rede farão o módulo de Computação em Nuvem na plataforma educacional da Amazon e terão no seu currículo uma certificação com assinatura dessa grande Big Tech. Ainda dentro dessa parceria, teremos a formação dos nossos professores para que eles possam orientar os alunos durante o uso da plataforma”, explicou o secretário. 

Ainda segundo o secretário da Educação, Washington Bandeira, esse foi o pontapé inicial para que se chegue a um projeto maior que é incluir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo das escolas estaduais piauienses de ensino médio.

“Estamos trabalhando para que em 2024 as escolas estaduais de Ensino Médio tenham em seu currículo a disciplina de Inteligência Artificial. Essa iniciativa irá colocar o Piauí e o Brasil no cenário dos países que já estão trabalhando essa disciplina no currículo da Educação Básica. Só 11 países fizeram isso até agora e o Brasil será o 12º através dessa iniciativa pioneira do Piauí”, ressaltou.


Fonte: Com informações da Seduc/Piauí


Tópicos: piauí, Estado, inclusão, Inteligência, Artificial, currículo, escolar

Avaliação:

publicidade