Últimas Notícias

Publicada em 30/05/2023 - 12h44
Por Da Redação

Equatorial Piauí abre inscrições para o Escola de Eletricistas 2023

O programa de qualificação gratuita vai ampliar a oferta de cursos que visam formar profissionais para atuação no setor de distribuição de energia.


publicidade


Fotos: Reprodução/Equatoria - PI Equatorial Piauí abre inscrições para o Escola de Eletricistas 2023

Com mais de 400 alunos formados no ano de 2022, nos estados de Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, o programa Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial, que tem como objetivo a formação gratuita de pessoas para atuação no setor de distribuição de energia elétrica, volta em 2023 com novas oportunidades de qualificação profissional. No Piauí, os cursos, ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), serão disponibilizados em Teresina e Parnaíba. O edital foi lançado nesta segunda-feira (29) e as inscrições poderão ser realizadas nos dias 05 e 06 de junho de 2023, por meio do link: https://bit.ly/3ME2lxT

Ao todo, 50 vagas serão ofertadas, sendo 25 na capital e 25 no interior do estado. A capacitação é direcionada para jovens e adultos maiores de 18 anos que possuam diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva e dentro do prazo de validade. Neste ano, o Grupo Equatorial permanece com a oferta de 35% das vagas, preferencialmente, para mulheres, o que reforça, mais uma vez, o compromisso da concessionária com a garantia da representatividade feminina e igualdade de gênero nas operações do setor elétrico.

O presidente da Equatorial Piauí, Hélio Rafael, destaca a importância deste tipo de iniciativa, que contribui para a transformação na vida das pessoas e impulsiona a geração de emprego e renda no estado. “Esse projeto é de suma importância para nós, já podemos acompanhar de perto, o quanto a formação profissional muda a vida das pessoas e gera novas oportunidades. Estamos muito animados em poder ofertar mais turmas e, dessa vez, expandir as vagas para o interior do Estado”, ressalta.

Sobre o curso e oferta de ajuda de custo mensal

A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida, ampliando a empregabilidade dos participantes. A duração aproximada do programa é de três meses e meio e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.

Além de expandir a oferta de turma para a cidade de Parnaíba, em 2023, outra novidade é que o Escola de Eletricistas contará com a execução de aulas práticas que serão realizadas em Centros de Treinamento (CT’S) que possuem redes elétricas didáticas que foram especialmente construídas para o curso profissionalizante.

“O Escola de Eletricistas foi um divisor de águas em minha vida. Agradeço a Equatorial por essa oportunidade. Após a conclusão do curso participei de um processo seletivo e logo fui aprovada. Atualmente, trabalho em uma empresa parceria e me sinto realizada com o que eu faço. Trabalhar todos os dias para levar qualidade de vida por meio da energia é muito gratificante”, relata a egressa Naianna Paula da Silva.

Etapas da seleção

O processo seletivo do Escola de Eletricistas 2023 será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no Edital, será realizada no dia 07/06/2023. A Equatorial Piauí reforça que as inscrições poderão ser encerradas antes da data prevista, obedecendo o limite de 200 candidatos (as) por localidade.  O regulamento completo está disponível no site: https://bit.ly/3ME2lxT

Sustentabilidade - O Escola de Eletricistas é um programa que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030.

Todos esses compromissos reforçam o objetivo maior do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Equatorial Piauí


Tópicos: equatorial, piauí, inscrições, escola, eletricistas

Avaliação:

publicidade