Últimas Notícias

Publicada em 11/01/2022 - 10h11
Por Da Redação

São Miguel do Tapuio está entre as 30 cidades do País com maior incidência de raios

Entre os dias 1º e 6 de janeiro, o município contabilizou 6.787 raios, uma média de 1.131 por dia, segundo rede Earth Networks.


publicidade


Foto: Leo Caldas/Arquivo pessoal São Miguel do Tapuio está entre as 30 cidades do País com maior incidência de raios Saiba como se proteger de raios no Piauí

O Piauí registrou mais de 47 mil descargas elétricas entre os dias 1º e 6 de janeiro, conforme dados da rede de monitoramento Earth Networks. O município de São Miguel do Tapuio, localizado na Norte do estado, contabilizou 6.787 raios, uma média de 1.131 por dia, e está entre as 30 cidades brasileiras com maior incidência. As informações são do G1/Piauí.

De acordo com o climatologista Werton Costa, a concentração de descargas elétricas está associada ao período chuvoso, que tem como característica uma distribuição maior de nuvens, como as Cumulonimbus.

"Essa distribuição reflete o caminho dos sistemas de instabilidade. Existe o corredor de umidade do Ceará e da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Piracuruca, Alto Longá e Brasileira estão no mesmo corredor de umidade, por exemplo", comentou Werton.

Segundo o levantamento, o Piauí ocupa o nono lugar no ranking de estados do Brasil com maiores registros de descargas elétricas nos primeiros dias de 2022, com o número total de 47.020. Em primeiro lugar, está o Mato Grosso do Sul, com 320.656. Em último, Alagoas, com apenas 23 registros.

"Os principais focos de descarga elétricas foram aqueles oriundos de nuvens que vieram do Atlântico Tropical, sob influência da zona de convergência intertropical (zcit) e o outro entrou pela faixa Matopiba, a faixa serradeira", informou o climatologista.

Cuidados durante uma tempestade

No último dia 2, um rebanho de 32 ovelhas morreu após um raio atingir a árvore onde os animais estavam abrigados, no interior de Novo Santo Antônio. Ao g1, Werton destacou que é necessário que a população fique atenta a algumas dicas para se proteger da grande quantidade de raios:

•    Não manusear equipamentos de natureza elétrica ou eletrônica conectado à rede elétrica, principalmente celulares;

•    Não permanecer em janelas ou varandas durante um temporal;

•    Caso esteja em áreas abertas, como parques, praias ou campos de futebol, o ideal é buscar abrigos.

“É uma condição de risco. Esse abrigo não pode ser jamais com árvores, pois a descarga elétrica é atraída", completou o climatologista.


Fonte: Com informações do G1/Piauí


Tópicos: smt incidência raios descargas chuvas

Avaliação:

publicidade