Últimas Notícias

Publicada em 13/11/2021 - 10h20
Por Francisco Alves

Artista plástico Sãomiguelense "veste" Menina de Velasquez, em Madrid na Espanha

Nonato Oliveira participa do projeto com outros dois Brasileiros, Ricardo Carvalheira (Pernambuco) e Aline Fraga (São Paulo).


publicidade


Foto: Alex Perassol Artista plástico Sãomiguelense "veste" Menina de Velasquez, em Madrid na Espanha Artista plástico Sãomiguelense, Nonato Oliveira

As “Meninas de Velazquez” estão de volta às calles de Madrid, na Espanha!  E, pela primeira vez, três artistas brasileiros participam do Projeto Meninas Madrid Gallery (MMG) - Uma Janela para o Mundo, entre eles o artista plástico Nonato Oliveira, de 72 anos de idade, que é natural do município de São Miguel do Tapuio.

O artista Nonato Oliveira, tem seu estilo caracterizado como uma mistura de primitivo com expressionista. As cores vivas e fortes são usadas para expressar temas como a seca, a fome, a cultura popular, a religião e o folclore, o que inaugurou no Piauí uma espécie de regionalismo sofisticado, tendo sido um dos pioneiros nesta abordagem das artes plásticas no Nordeste. Com uma pintura ímpar, de estilo peculiar claramente reconhecido, o artista Sãomiguelense já participou de mais de 80 exposições, no Brasil, Estados Unidos e na Europa.Arte: Folclore Brasileiro. Localizada na Plaza de Chueca.

Além do Artista Sãomiguelense Nonato Oliveira (Piauí), os outros artistas Brasileiros são Ricardo Carvalheira (Pernambuco) e Aline Fraga Seelig (São Paulo). O trio vestiram as bonecas com artes que exaltam as cores e a criatividade nacionais que serão instaladas em lugares emblemáticos da capital da Espanha.

As esculturas medem 1,80 metros de altura, começaram a ser instaladas dia 1º de novembro e permanecem em exposição até o dia 15 de dezembro. O tema desde ano propõe um encontro com a diversidade, à integração, a tolerância, a diversão, a beleza, o entretenimento e a multiculturalidade.

Antônio Azzato, criador e diretor da Exposição, diz que o “objetivo é celebrar o encontro entre a Arte e os cidadãos convertendo a cidade em um museu ao ar livre”. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Madrid e faz parte do Projeto Madrid Capital da Moda e da Associação Empresarial do Comércio Têxtil, Acessórios e peles (ACOTEX).

A Mostra que exalta as culturas, desde a primeira edição em 2018, até hoje, já foram arrecadados mais de 500 mil euros, que são repassados para Organizações Não Governamentais. Nesta 4ª edição, os recursos oriundos de patrocínio de empresas privadas e governamentais contemplarão entidades que ajuda a população de Las Palmas, na Ilha das Canárias, atingida pela erupção do Vulcão Cumbre Vieja, iniciada há um mês.

Arte de Nonato Oliveira no Projeto Meninas Madrid Gallery (MMG) - Foto: Reprodução


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: artista sãomiguelense veste menina velasquez madrid espanha Nonato Oliveira

Avaliação:

publicidade