Últimas Notícias

Publicada em 27/07/2021 - 10h11
Por Da Redação

IBGE oferece curso do Sidra, para acesso ao banco de dados do Instituto

A iniciativa está alinhada com os objetivos institucionais do IBGE de fortalecer a difusão do conhecimento.


publicidade


Foto: Divulgação IBGE oferece curso do Sidra, para acesso ao banco de dados do Instituto

Estão abertas as inscrições para a turma de 2021 do curso online de capacitação no Sistema IBGE de Recuperação automática – Sidra, a plataforma interativa de visualização de dados das pesquisas do Instituto. O curso, disponível na Escola Virtual do IBGE, é gratuito e voltado a servidores públicos, acadêmicos e pesquisadores, mas é aberto ao público em geral. Não há limite de vagas e as inscrições podem ser feitas até o final do ano.

Desenvolvido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), em parceria com o Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, o curso visa a capacitar usuários a consultar informações como taxa de desemprego, inflação, produto interno bruto, população, bem como criar rankings temáticos e gerar gráficos, mapas e cartogramas a partir desses dados.

A iniciativa está alinhada com os objetivos institucionais do IBGE de fortalecer a difusão do conhecimento, promover a pesquisa acadêmica e a extensão integradas à produção institucional e amplificar a disseminação e a comunicação com usuários e sociedade.

“O objetivo do curso é ajudar o IBGE na sua função de disseminação da informação, uma vez que os dados estão na plataforma. O curso está ajudando essas pessoas a como usar a ferramenta e consultar resultados para as diferentes pesquisas realizadas pelo IBGE”, diz o analista em desenho educacional da Ence, Hugo Sousa Campos.

Ao final do curso, aqueles que obtiverem média igual ou superior a 7,0 na avaliação final receberão certificado. O conteúdo programático é dado por meio de vídeos tutoriais demonstrativos do sistema ensinando como cada pesquisa é feita e como montar tabelas, quadros, extrair dados e montar rankings. Os exercícios são elaborados a partir de posts nas mídias sociais do IBGE e matérias jornalísticas que empregaram dados do Instituto. Desde o ano passado, os vídeos estão hospedados no YouTube, melhorando a experiência dos alunos.

“Os exercícios são desafios baseados em post de redes sociais e matérias jornalísticas para que o aluno entenda que aqueles dados são utilizados pela sociedade. Tudo isso para tornar mais tangível e próximo à realidade do aluno. A gente recomenda que ele tenha ao menos o ensino médio para entender conceitos de tempo, território e variável”, diz Campos.


Fonte: Com informações do IBGE


Tópicos: ibge curso sidra acesso banco dados Instituto

Avaliação:

publicidade