Últimas Notícias

Publicada em 29/09/2020 - 22h08
Por Da Redação

Equipe técnica do SIM intensifica visitas aos produtores do município

Durante as visitas, a equipe repassa orientações que devem ser feitas para obtenção do Serviço de Inspeção Municipal.


publicidade


Foto: Assessoria Equipe técnica do SIM intensifica visitas aos produtores do município

A equipe técnica do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Miguel do Tapuio, vem intensificado  visitas aos produtores rurais do município. Durante as visitas, são repassadas orientações que devem ser feitas para obtenção do Serviço de Inspeção Municipal.

De acordo com o Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal, Médico Veterinário Miguel Soares, na comunidade Coqueiro, foram visitados os produtores de mel, Júnior Campelo e Arimatéia Cardoso.

“O estabelecimento que visitamos já está cadastrado no Sistema do Serviço de Inspeção Municipal, então essa é a primeira visita ao local e é um dos momentos mais importantes de todo o processo, porque nessa primeira visita verificamos todos os aspectos relacionados à higienização exigida, além de verificarmos a estrutura, condição física do espaço.”, explicou o coordenador.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Marco Estevam, o local apresentou 70% dos requisitos, que corresponde à parte de equipamentos e estrutura física. “O local conta com uma mesa desoperculadora, onde é possível retirar as sujidades, depois o material é colocado na centrífuga e logo após no decantador. Finalizada a decantação, o mel já fica pronto para ser envasado. Esse é o processo.”, explicou o engenheiro.

Engenheiro Agrônomo Marco Estevam, orientou que para não ocorrer perda por parte deles {produtores}, recomenda visitar os apiários de 15 em 15 dias, verificando se há pragas, cuidando da alimentação das abelhas. O mais importante é higiene no processo: cera de boa qualidade, limpar bem a caixa ao trocar a cera.

A próxima visita ficou agendada para daqui a 40 dias, que foi o prazo estipulado pelos produtores interessados em obter o Selo. Adequações sugeridas: cercar a Casa de Mel; Pintar as paredes internas e externas; Limpar o entorno da Casa de Mel e também Rebocar e Pintar (tinta lavável branca) as paredes do Depósito de Mel.

Atendendo às exigências que foram solicitadas, os mesmos obterão o Selo de Inspeção e, assim, poderão vender o produto com maior segurança no município e região.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita


Tópicos: equipe sim visita produtores rurais município

Avaliação:

publicidade