Últimas Notícias

Publicada em 29/06/2020 - 10h06
Por Da Redação

Escola obtém sucesso na utilização de ferramentas digitais para aulas remotas

Apesar do trabalho com aulas remotas ser difícil, para muitos alunos essa modalidade tem ganhado aspectos reais.


publicidade


Escola obtém sucesso na utilização de ferramentas digitais para aulas remotas Unidade Escolar Professor José Carlos Pitombeira da Sous

A realização de aulas remotas, em decorrência da necessidade do distanciamento social foi um desafio para escolas e professores de vários estados Brasileiros, que precisaram adaptar-se ao novo contexto, o que não foi diferente também para toda a rede educacional do município de São Miguel do Tapuio.

Para saber como anda essa nova modalidade de ensino, a nossa reportagem procurou a Unidade Escolar Professor José Carlos Pitombeira da Sousa, localizada na sede do município de São Miguel do Tapuio. Fundada no ano 1985, quando então pertencia à CNEC, a escola passou a fazer parte da rede municipal de ensino através de doação no ano de 2001, quando então recebeu o nome atual.

A escola atender alunos de classe média baixa que residem tanto na zona rural quanto na zona urbana, em três turnos: matutino, vespertino, com ensino fundamental do 6º ao 9º anos, uma turma de AEE (atendimento educacional especializado) e no período noturno com Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente estão matriculados na instituição 203 alunos nos turnos matutinos e vespertinos. Destes, 180 alunos, nos anos finais do ensino fundamental e 23 alunos, na turma de AEE.

Apesar do trabalho com aulas remotas ser difícil, para muitos alunos tem ganhado aspectos reais, é o que detalha as aluna Luana (9º ano A) e Emilly (6º ano A). Para elas a nova modalidade de ensino foi inesperada, mas acreditam que tudo vai passar e logo voltará à normalidade.

O Diretor da escola, professor José Carlos, destacou que a nova modalidade de ensino é desafiadora, mas com planejamento está dando certo. “As aulas remotas chegaram pra gente como um elemento surpresa, há principio um pouco assustador, mas tivemos cautela no que podemos se referir ao planejado junto com toda equipe da escola, contando com a foça do coordenador da escola, acabamos traçando uma meta que está nos levando ao sucesso” Disse o Diretor.

De acordo com o Coordenador Pedagógico da escola, professor Francisco Edivan, as aulas remotas foram organizados grupos de whatsApp para cada turma da escola, para equipe gestora (pedagógica) e grupos de interação Família-Escola. “Para os alunos com acesso à internet, foi estabelecido o uso da plataforma Google classroom ou google sala de aula, como ambiente virtual de aprendizagem”, disse Edivan.

Edivan avalia também que o processo de aulas remotas não seja difícil de fazer, mas é preciso cautela. “Os planejamentos executados em reuniões pedagógicas com os professores, tudo foi posto em pratica. A gente está observando que os alunos estão desempenhando as atividades, eles estão respondendo as atividades e isso mostra que os roteiros e trilhas elaborados pelos professores estão sendo de fácil acesso e entendimento pelos alunos”, destacou.

Vale destacar que essa modalidade de ensino no município de São Miguel do Tapuio, só foi possível graças ao apoio do prefeito Lincoln Matos e da Secretária Municipal de Educação, professora Silvana Pereira Maia, que não mediram esforços em busca de uma alternativa para que os alunos não tivesse o ano letivo prejudicado, por conta da pandemia do Novo Coronavírus.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita


Tópicos: educação ferramentas digitais

Avaliação:

publicidade