Publicada em 05/04/2020 - 09h04
Por Da Redação
Confira o novo pronunciamento do Prefeito de São Miguel do Tapuio
Ele destacou o enfrentamento ao COVID-19, a sua preocupação com os ônibus que chegam de São Paulo e o Decreto rejeitado pelos Vereadores.
O prefeito de São Miguel do Tapuio, Lincoln Matos (PTB), realizou na tarde do último sábado (04), um novo pronunciamento para falar das ações executadas e em execução no enfrentamento ao novo Coronavírus no município (COVID-19). O gestou municipal frisou ainda as decisões tomadas, entre elas decisões que compete a Secretaria Municipal de Saúde.
“A secretaria municipal de saúde e toda nossa administração, ainda nos meados de maços, tomou as decisões necessárias em cima da organização mundial de saúde. Tudo que aqui foi feito, não foi opinião do prefeito, nem do governador, nem do presidente, é uma decisão técnica. Eu, antes de ser prefeito, sou médico, como tal jamais poderia me fugir a essa condição”, frisou Lincoln Matos.
O prefeito falou que os dentistas bem como os profissionais do NASF, ACS e todos os auxiliares de dentistas estão afastados dos serviços, mas estão com os salários garantidos e isso é recomendação da organização mundial de saúde. Destacou também a suspensão dos atendimentos de rotina nas UBS da cidade e do interior, mas foi estipulado as UBS de Brejo da Onça, Coqueiro, Palmeira de Cima, Palmeira de Baixo, Brejo dos Marianos, São Luiz, Canto e Luz de Araújo Torres em que as equipes médicas estão sobre aviso o tempo todo atendendo, inclusive, com hora extra os eventuais casos de urgência e emergência.
O prefeito falou também da sua preocupação com a população e a chegada e saída de ônibus, notadamente de são Paulo. “Devo dizer que eu não tenho forças, não tenho poder de impedir esse ir e vir. O que nos fizemos, à vigilância sanitária, a secretaria municipal de saúde, com todo apoio do departamento do Batalhão de Policia do município, nos temos feito cadastramento desses passageiros ao chegarem, para que sejam monitorados”, frisou.
O prefeito falou do Decreto municipal de Calamidade Pública em saúde enviado à Câmara de Vereadores, que foi rejeitado por 9 dos 11 Vereadores que compõe o Legislativo. “Agora, alguém pergunta, por que os vereadores não aprovaram? Seria muito bom que eles dissessem a real verdade desse caso”, disse o prefeito destacando as alegações do Parecer.
Confira abaixo o pronunciamento do prefeito na íntegra.
O prefeito destacou ainda que a não aprovação do decreto por parte dos Vereadores, se o governo federal destinar algum recurso para as cidades que estejam em Calamidade Pública na área da saúde, São Miguel do Tapuio não ira receber. “Faço o que fiz até agora, utilizo aquilo que nos estivemos a dispor e farei sempre absolutamente sempre, o critério técnico, um critério de saúde, um critério de médico que sou, um critério de quem entende que havendo eleições esse ano, nos vamos pra ela e vamos ganhar de novo a eleição”, afirmou.
O prefeito Lincoln Matos finalizou o seu pronunciamento dizendo que continuará fazendo tudo que for preciso, tudo que for possível no enfrentamento do Coronavírus que é um dos problemas que são Miguel tá enfrentado, um, mas que existem vários outros, mas esses outros vão chegar o tempo também de se resolver.
Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita
Tópicos: Prefeito pronunciamento coronavírus medidas vereadores Câmara
Mais notícias
-
Sessão extraordinária | 03/07/2025, 09:59h
Câmara municipal aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2026
Projeto de Lei, foi aprovado por unanimidade e estabelece diretrizes para o orçamento e planejamento de médio prazo do município.
-
Recorde de medalhas | 02/07/2025, 08:57h
Educação de São Miguel do Tapuio se destaca na OBA com recorde de medalhas
O resultado foi comemorado com entusiasmo pela comunidade escolar e autoridades municipais.
-
Tarifa Social de Energia | 01/07/2025, 09:46h
Grupo Equatorial orienta consumidores sobre a Nova Tarifa Social de Energia de baixa renda
A Nova Tarifa Social será aplicada automaticamente para quem já se enquadra nos critérios, dispensando a necessidade de solicitá-la à distribuidora.
-
Sessão Ordinária | 28/06/2025, 09:13h
Câmara de vereadores encerram semestre legislativo com aprovação de projetos sociais e homenagens
A reunião foi também a última antes do início do recesso parlamentar, conforme previsto no calendário da Casa Legislativa.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões