Últimas Notícias

Publicada em 05/12/2019 - 15h18
Por Francisco Alves

Saúde encerra Novembro Azul com realização de quase mil exames

Foram atendidos 934 homens, com quatro tipos de Exames, PSA Total, PSA Livre, glicemia em jejum e o exame VDRL.


publicidade


Fotos:Francisco Alves / PortalSamita Saúde encerra Novembro Azul com realização de quase mil exames Secretário municipal de Saúde, Erasmo Freire

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou na última sexta-feira (29/11), a Campanha “Novembro Azul” com a realização de quase mil exames. O objetivo da campanha foi reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da próstata em homens com 55 anos ou mais.

De acordo com o Secretário municipal de Saúde, enfermeiro Erasmo Freire, foram atendidos um total 934 homens durante as ações promovidas no mês, com quatro tipos de Exames, PSA Total, PSA Livre, Glicemia em jejum e o exame VDRL. “Todos os exames foram pré-agendados pelas equipes de saúde, o que consideramos um sucesso”, frisou.

O Secretário disse ainda que a partir desta sexta-feira, 06 de Dezembro, começa a realização de ultrassom, um exame de imagem para aqueles homens que já deram o resultado do exame anterior com o médico do PSF e aprestou algum tipo de alteração, precisando uma avaliação mais completa.

“Os pacientes deverão aguardar o Agente Comunitário de Saúde. Quem apresentar alguma altera após na avaliação clínica, será encaminhado para realização de ultrassom. Assim como os exames anteriores, esse também será a custo zero para o paciente, pois todo o procedimento está sendo pago pela prefeitura, com recursos do próprio município”, lembrou o Secretário.

Os exames de ultrassom serão realizados nos dias, 6, 7 e 16 de Dezembro, sendo que no dia 6, começa a partir das 14h, no dia 7 às 10h e no dia 16, às 15h. Os exames de ultrassom, assim como o PSA Total, PSA Livre, Glicemia em jejum e o exame VDRL, que foram realizados no mês de novembro, serão também realizados na Clinica do Dr. Floriano, evitando assim o deslocamento dos pacientes para outras cidades.

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita


Tópicos: secretaria saúde novembro azul realização exames

Avaliação:

publicidade