Publicada em 18/10/2019 - 14h28
Por Francisco Alves
Prefeitura realiza planejamento para conquistar ICMS Ecológico
Para receber o Selo Ambiental, o município precisa receber a habilitação, em seguida, elegibilidade.
A Prefeitura de São Miguel do Tapuio está pleiteando a conquista do Selo Ambiental, um Certificado que será expedido em 2020 pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para os municípios classificados nas categorias “A”, “B” ou “C”, como comprovação de melhoria da qualidade de vida, através da promoção de políticas e ações de gestão ambiental.
O objetivo da gestão é certificar o município de São Miguel do Tapuio no selo A. Com isso, em 2021, o município passe a receber os recursos oriundos do ICMS Ecológico, um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS.
Para tal certificação, o prefeito Lincoln Matos pretende mobilizar não só os setores do município que cuida do Meio Ambiente, mas também envolver outras secretarias como: saúde, educação, obras e agricultura. “Não é só dinheiro, é uma questão de valorização do município”, disse o gestor municipal.
Para receber o Selo Ambiental, o município precisa receber a habilitação, em seguida, elegibilidade. O edital contempla nove critérios, que vai desde o gerenciamento de resíduos sólidos até a política de meio ambiente que é implantada no município, então o município tem que trabalhar os critérios para conseguir o Selo A.
Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita
Mais notícias
-
Visão em Dia | 21/12/2025, 11:06h
PAX União oferece Consultas Oftalmológicas gratuitas em São Miguel do Tapuio
Ação acontece nos dias 29 e 30 de dezembro e beneficia sócios e dependentes com atendimento especializado e armações de óculos gratuitas.
-
Dinheiro na conta | 21/12/2025, 11:02h
Prefeito de São Miguel do Tapuio antecipa salários e benefícios dos servidores
Pagamento realizado no dia 19 de dezembro reforça responsabilidade fiscal e valorização do funcionalismo municipal
-
Colação de grau coletiva | 21/12/2025, 10:45h
São Miguel do Tapuio celebra formatura de 117 alunos da rede municipal e estadual
A cerimônia aconteceu no Clube Municipal e reuniu familiares, educadores e diversas autoridades locais e regionais.
-
Concurso público | 19/12/2025, 15:57h
Governador do Piauí autoriza concurso público unificado com 200 vagas para secretarias do Estado
Certame vai ofertar oportunidades em diversas áreas estratégicas da administração estadual, com 100 vagas para convocação imediata.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões