Últimas Notícias

Publicada em 13/10/2019 - 15h09
Por Francisco Alves

Saiba como e quando foi fundado o CEEPRU Cônego Cardoso

Na nossa série de reportagens sobre os dez anos da escola, iremos falar hoje da origem e porque ela foi fundada.


publicidade


Fotos: Francisco Alves / Portal Samita Saiba como e quando foi fundado o CEEPRU Cônego Cardoso

O Centro Estadual de Educação Profissional Rural Cônego Cardoso, instituição de ensino que oferta cursos profissionalizantes na modalidade médio integrado no município de São Miguel do Tapuio, pertencente à Rede Estadual de Ensino, está completando dez anos de existência. Na nossa série de reportagens, iremos falar hoje da origem da escola e porque ela foi fundada.
    
No ano de 2008, houve uma política de expansão do ensino técnico com atenção especial às Escolas Agrotécnicas no Regime da Pedagogia da Alternância tendo sido destinadas onze escolas para o Estado do Piauí, das quais, apenas quatro tiveram prédios construídos pelo Governo do Estado e as sete restantes surgiram dentro da proposta de comodato, que é um tipo de contrato em que ocorre o empréstimo gratuito de um bem ou imóvel, e que seria a de maior viabilidade para início das aulas em 2009.

No ano de 2009 a escola foi criada com o objetivo de ser um centro formador de jovens técnicos profissionais que possam atuar e contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais e bem como transformar a realidade do lugar em que vivem, fortalecendo e estimulando, em especial, as famílias dos discentes a buscar técnicas inovadoras de plantio, criação de animais e produção agropecuária.

É importante destacar que o surgimento deste Centro/Escola deu-se a partir de um sonho idealizado através de uma parceria entre Estado do Piauí e o Município de São Miguel do Tapuio-PI. Nesse sentido, o Secretário de Estado da Educação do Piauí, professor Antônio José Castelo Branco Medeiros representante do governo estadual, dirigiu-se até a prefeitura municipal de São Miguel do Tapuio à procura do gestor municipal, Francisco de Assis Sousa (Dedé), para solicitar a cessão do imóvel, bem como as benfeitorias nele edificadas para uso pleno deste a fim de assegurar o bem estar e progresso econômico social dos assistidos.

Por tratar-se de um prédio bem amplo e de ambiente acolhedor, era totalmente propício à instalação de uma Escola Agrotécnica. Na ocasião, foi argumentado que no referido prédio já havia funcionado entre os anos de 1997 a 2008 o Ensino Fundamental Integral com aulas práticas voltadas ao campo agrícola. Outro forte argumento, usado para defender tal reivindicação, foi principalmente o potencial agropecuário de São Miguel do Tapuio, que tem sua economia pautada na produção de gêneros primários do setor agrícola. E, portanto, a economia do município é forte na pecuária e agricultura.

Placa de inauguração da última reforma.

Desta forma foi firmado um contrato de comodato do imóvel com área total de 25 hectares de terra por um prazo de vinte anos contados a partir de 27 de abril de 2009, junto à Secretaria Estadual de Educação.

O Secretário de Estado da Educação do Piauí, na época, Antônio José Medeiros destacou que a escola seria viável no município, pois de acordo com o mesmo iria fortalecer e valorizar o homem do campo e diminuir consequentemente o êxodo rural. “A Escola Agrotécnica era uma alternativa viável e promissora para os filhos dos moradores da zona rural, que antes não viam possibilidades de oferecer um ensino formal aos seus filhos”, Disse ele.

Primeira turma de tecnicos formados na escola.

A parceria foi firmada não apenas com a cessão do prédio, pois a prefeitura municipal disponibilizou uma equipe de funcionários composta por um diretor titular, uma coordenadora pedagógica, um secretário escolar, 03 vigias, 04 cozinheiras e 03 zeladoras. Enquanto que a SEDUC-PI, entidade mantenedora, indicou a direção adjunta, responsabilizou-se financeiramente pela equipe docente e pela conservação e manutenção do patrimônio. Contudo, essa parceria da cessão de funcionários foi rompida no ano de 2012.

E assim, foi fundada a tão sonhada e única escola agrotécnica do Território dos Carnaubais: Escola Agrotécnica Cônego Cardoso.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: escola agricola fundação especial aniversário educação

Avaliação:

publicidade