Últimas Notícias

Publicada em 22/01/2019 - 15h19
Por Francisco Alves

Veja a previsão de chuvas para os próximos três meses no Piauí

A previsão é de que as chuvas aconteçam dentro da normalidade, porém na região Norte e Centro-Norte, existe probabilidade de chuvas acima da média.


publicidade


Foto: Reprodução Veja a previsão de chuvas para os próximos três meses no Piauí

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR/PI) divulgou, na ultima segunda-feira (21), o boletim de informações climáticas para o Piauí nos próximos três meses.

De acordo com o boletim, no geral, a previsão é de que as chuvas aconteçam dentro da normalidade, porém na região Norte e Centro-Norte do estado existe uma maior probabilidade de ocorrerem chuvas acima da média. Já na região sudeste, a maior probabilidade é de chuvas a abaixo da média e na região sudoeste deve ocorrer dentro do que é considerado normal pelo instituto.

A seca também foi outro ponto levantando pelo estudo. Segundo o Mapa do Monitor de Secas do Nordeste e Minas Gerais, observou-se que as chuvas de dezembro de 2018 contribuíram para a diminuição da área com categoria de seca extrema no Nordeste. Mas, vale ressaltar que o mês chuvoso ainda não é garantia de que os reservatórios da região ficarão cheios.

Em relação as chuvas ocorridas no Piauí em dezembro do ano passado, houve desvios positivos constatados na região Norte, Centro-Norte, Sudeste e parte do Sudoeste. Esse fato ocorreu principalmente devido às chuvas na primeira semana de dezembro provocadas pela atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e o deslocamento mais a sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).


Fonte: Com informações do Portal Az


Tópicos: clima tempo chuvas piauí previsão

Avaliação:

publicidade