Publicada em 22/01/2019 - 15h19
Por Francisco Alves
Veja a previsão de chuvas para os próximos três meses no Piauí
A previsão é de que as chuvas aconteçam dentro da normalidade, porém na região Norte e Centro-Norte, existe probabilidade de chuvas acima da média.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR/PI) divulgou, na ultima segunda-feira (21), o boletim de informações climáticas para o Piauí nos próximos três meses.
De acordo com o boletim, no geral, a previsão é de que as chuvas aconteçam dentro da normalidade, porém na região Norte e Centro-Norte do estado existe uma maior probabilidade de ocorrerem chuvas acima da média. Já na região sudeste, a maior probabilidade é de chuvas a abaixo da média e na região sudoeste deve ocorrer dentro do que é considerado normal pelo instituto.
A seca também foi outro ponto levantando pelo estudo. Segundo o Mapa do Monitor de Secas do Nordeste e Minas Gerais, observou-se que as chuvas de dezembro de 2018 contribuíram para a diminuição da área com categoria de seca extrema no Nordeste. Mas, vale ressaltar que o mês chuvoso ainda não é garantia de que os reservatórios da região ficarão cheios.
Em relação as chuvas ocorridas no Piauí em dezembro do ano passado, houve desvios positivos constatados na região Norte, Centro-Norte, Sudeste e parte do Sudoeste. Esse fato ocorreu principalmente devido às chuvas na primeira semana de dezembro provocadas pela atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e o deslocamento mais a sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Fonte: Com informações do Portal Az
Tópicos: clima tempo chuvas piauí previsão
Mais notícias
-
Mais uma unidade | 22/06/2026, 19:51h
Prefeito Pompilím inaugura nova estrutura da CMEI Professora Divane Pereira Soares
A unidade passou a contar com espaços renovados e ampliados, planejados para oferecer mais conforto e qualidade aos estudantes.
-
Campeonato Regional | 16/06/2026, 21:11h
Campeonato Regional de Quadrilhas marca encerramento do Festejo Junino em São Miguel do Tapuio
São João Dourado, de Piripiri, conquistou o título de campeã da competição que marcou o encerramento da programação junina no município.
-
Festival Junino | 16/06/2026, 15:09h
Saiba quais são as quadrilhas vencedoras da segunda noite do Festival Junino de S. Miguel do Tapuio
O evento reuniu estudantes de diversas escolas do município, que encantaram o público com coreografias, figurinos e homenagens.
-
Festival Junino | 13/06/2026, 19:01h
Primeira noite do Festival Junino reúne cultura e tradição em São Miguel do Tapuio
Abertura do evento teve apresentações culturais, concurso de quadrilhas mirins e intensa movimentação na arena junina.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões