Últimas Notícias

Publicada em 03/09/2018 - 07h23
Por Francisco Alves

Município assume posição de 15º no ranking do Ideb no anos iniciais

Nos anos iniciais, o município ficou entre os 20 melhores resultados do estado do Piauí, atingindo o Índice de 5.9, ultrapassando a meta de 2021.


publicidade


Foto: Reprodução Município assume posição de 15º no ranking do Ideb no anos iniciais

O município de São Miguel do Tapuio assumiu a posição de décimo quinto no ranking de Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nos anos iniciais. Os dados estão no resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2017, divulgado na ultima quinta-feira, dia 30 de agosto, pelo Ministério da Educação.

De acordo com o resultado de desempenho das crianças de São Miguel do Tapuio, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o município ficou entre os 20 melhores resultados do estado do Piauí, atingindo o Índice de 5.9 ultrapassando a meta projetada para o ano de 2021, que é de 4.8.

Segundo a Secretária de Educação, professora Silvana Maia, o resultado anterior era de 5.2 e vem apontando ótimos crescimentos. Ela destaca que o município tem trabalhado muito em formação continuada de Professores a luz do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) em parceria com a Universidade Federal do Piauí. Além de monitoramento das turmas.

“Isso mostra que estamos no caminho certo, desenvolvendo nossas crianças habilidades e competência na idade certa. Tivemos grandes parceiros refletidos nestes resultados (PNAIC), ações que foram de fundamental relevância com apoio do nosso Gestor municipal”, disse a Secretária.

Assim como muitos outros municípios do estado, São Miguel do Tapuio apresentou uma leve queda nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), sendo que a meta projetada pelo Ministério da Educação era o índice de 5.1, sendo que o município já teria alcançado em 2015, mas caiu para 4.6 em 2017.

RESULTADOS SAEB

Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 divulgados também na quinta-feira (30), pelo Ministério da Educação, mostra que o município de São Miguel do Tapuio foi destaque também por conseguir acelerar o aprendizado dos alunos e ficar entre os municípios que obtiveram o melhor desempenho no ensino fundamental.

Nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, a educação de São Miguel do Tapuio ficou com as médias de 218,62 respectivamente, ficando em 18º lugar no estado em Língua português e 19º em matemática, ou seja, está entre os 20 melhores do estado no total de 224 municípios.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: educação smt qualidade ideb gestão

Avaliação:

publicidade