Últimas Notícias

Publicada em 03/07/2018 - 23h38
Por Francisco Alves

Incêndio no Aterro Sanitário da cidade pode ter sido ato criminoso

O fogo começou na tarde do último domingo, dia 1º de julho, exatamente no dia que o local estava sem vigilância.


publicidade


Foto: Francisco Alves/PortalSamita Incêndio no Aterro Sanitário da cidade pode ter sido ato criminoso

Um incêndio de grandes proporções registrado no Aterro Sanitário de São Miguel do Tapuio, cidade localizada a 227 km da capital Teresina, pode ter sido ocasionado por um ato criminoso. O fogo começou na tarde do último domingo, dia 1º de julho, exatamente no dia que o local estava sem vigilância.

Por ficar próximo da área urbana da cidade, a fumaça acabou por invadir as residências na região, causando incômodos como irritações nos olhos e nas vias respiratórias das pessoas, razões pelas quais aumentaram as reclamações dos moradores, principalmente nas redes sociais.

A nossa reportagem esteve na tarde desta terça-feira (03), no Aterro Sanitário e mesmo sem conhecimento técnico, é possível perceber que o incêndio pode ter sido ocasionado por um ato criminoso, pois é visível que o fogo iniciou em pelo menos três pontos distintos, um deles seria uma área ocupada por lixo que aguardava tratamento, separada de outra área por uma vala recém-escavada e que está ocupada com agua das chuvas.

O Secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Miguel Araújo Nogueira, disse que assim que tomou conhecimento do incêndio, a prefeitura disponibilizou vários homens, dois carros pipas e também uma retroescavadeira, que desde então trabalham no local fazendo o que é possível para conter o incêndio.

“Estamos fazendo tudo, mas incêndios em lixos sobre aterro são difíceis de serem controlados, porque se apaga por cima, mas na verdade ainda existe por baixo. Conseguimos conter as chamas e estamos agora jogando terra sobre os focos que vão aparecendo e colocando agua para fazer o resfriamento”, disse o Secretário.

O Secretário explica ainda que o prejuízo seria maior se o fogo tivesse atingido as células do Aterro que possui gás metano, o qual é inflamável. “Foi muito significativo o incêndio, mas não atingiu as células que contem a manta de proteção. Caso isso tivesse acontecido, dificultaria os trabalhos e talvez queimasse por muitos dias” afirmou.

A área total atingida pelo incêndio não é muito grande, mas houve dificuldade em controlar as chamas devido a grande quantidade de resíduos, que faz com que o fogo se espalhasse mais rapidamente, principalmente nesse período seco.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: aterro sanitário incendio fogo

Avaliação:

publicidade