Últimas Notícias

Publicada em 15/06/2017 - 09h14
Por Francisco Alves

Secretaria de Saúde de SMT implanta Prontuário Eletrônico do Cidadão

Durante a implantação, profissionais passaram por uma capacitação com um técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí.


publicidade


Fotos: Ascom/Filipe Germano Secretaria de Saúde de SMT implanta Prontuário Eletrônico do Cidadão Secretário de Saúde, Erasmo Freire

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio realizou na manhã da ultima terça-feira, 13 de junho, a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica. O evento que conotou com a participação de vários profissionais da área, foi realizado no auditório do Programa Bolsa Família.

O PEC é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais da saúde.

Durante a implantação do sistema, profissionais passaram por uma capacitação realizada por um técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí para utilizarem a ferramenta, que está sendo implantado nas Unidades Básicas de Saúde da Sede do município.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Erasmo Freire Gomes Neto, os profissionais que atuam na zona rural do município farão o lançamento no sistema diretamente da Secretaria Municipal de Saúde.

A plataforma eletrônica facilita o acesso à informação de cada cidadão de forma individual ou coletiva, nela é possível acompanhar o histórico de eventos de saúde, mesmo os realizados através de fichas (Coleta de Dados Simplificada - CDS). O profissional da UBS tem acesso ao sistema por meio de computador ou tablet utilizando um navegador de internet.

Com a implantação do sistema, os gestores municipais podem acompanhar as atividades desenvolvidas nas unidades de saúde registradas através do prontuário eletrônico no próprio Sistema e-SUS AB, por meio de relatórios gerenciais, ou ainda, de forma mais consolidada no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), por meio dos relatórios de saúde, a partir do que foi transmitido à base nacional.


Fonte: Com informações da Ascom/PMST


Tópicos: sistema implantação capacitação dados informatização

Avaliação:

publicidade