Últimas Notícias

Publicada em 24/05/2017 - 16h36
Por Francisco Alves

CAPS de SMT comemora dia Nacional da Luta Antimanicomial

Várias pessoas participaram do movimento que aconteceu na Praça da Matriz, entre elas pacientes, enfermeiros, psicólogos e colaboradores.


publicidade


Foto: Francisco Alves/Portal Samita CAPS de SMT comemora dia Nacional da Luta Antimanicomial Dia nacional da luta antimanicomial

Na ultima quinta-feira, 18 de maio, foi comemorado o dia Nacional da Luta Antimanicomial, que se caracteriza na luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. O CAPS de São Miguel do Tapuio, cidade localizada na região centro norte do estado do Piauí, não deixou passar em branco a data e realizou uma comemoração.

Aproximadamente 25 pessoas participaram do movimento que aconteceu na Praça da Matriz, entre eles pacientes, enfermeiros, psicólogos e colaboradores. Durante o evento o grupo desenvolveu uma dança abordando a luta contra os manicômios que em 2017 completa 30 anos.

» Curta nossa Fanpage no Facebook

» Siga-nos também no Twitter

O evento discorreu-se acerca da Reforma Psiquiátrica definida pela Lei 10.216/2001, que tem como diretriz a reformulação do modelo de atenção à saúde mental. A Lei transfere-se o que concentrava na instituição hospitalar, para uma rede de atenção psicossocial estruturada, em que os pacientes devem ser tratados em lugares abertos, com todo carinho e respeito, inseridos em sociedade.

Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento.


Tópicos: caps, comemoração, luta, Antimanicomial

Avaliação:

publicidade