Últimas Notícias

Publicada em 18/02/2017 - 08h43
Por Francisco Alves

Balão do Google cai na zona rural do município de Buriti dos Montes

Lançado pela Google no ano de 2013, o objeto tem como finalidade levar acesso a internet a lugares mais remotos, pobres ou afetadas por desastres


publicidade


Foto: Ronaldo Mota Balão do Google cai na zona rural do município de Buriti dos Montes

Um balão com equipamento para transmissão de internet do Google caiu na noite da ultima sexta-feira (16), na comunidade Santana, zona Rural do município de Buriti dos Montes, a 250 km de Teresina. O objeto foi visto em queda livre por moradores da região que realizaram buscas e encontraram o objeto na madrugada de hoje (17).

Como os moradores não tinham conhecimento do que se tratava, acionaram a polícia a fim de tomar as medidas necessárias para a identificação. Assustados, os moradores relataram não saber do que se tratava a estrutura.

» Curta nossa Fanpage no Facebook

» Siga-nos também no Twitter

O artefato foi identificado como sendo um balão do Projeto Loon, lançado pela Google no ano de 2013, com a finalidade de levar acesso a internet a lugares mais remotos, pobres ou afetadas por desastres naturais, por meio de balões gigantes de hélio com equipamentos que transmitem sinais wi-fi.

Segundo informações de populares, o balão possui cerca de 15 m de diâmetro e este é equipado com antenas de rádio, computadores de vôo, sistema de controle de altitude e painéis solares, responsáveis pela energia do sistema. Os balões são hermeticamente fechados e voam na estratosfera a 20 quilômetros do solo.

Fotos: Ronaldo Mota

Google no Piauí

O primeiro balão do projeto Loon no Brasil foi lançado em junho de 2014 no Clube de Aeromodelismo de Teresina. Segundo a Google, há cerca de 4,5 bilhões de pessoas sem internet no mundo e o projeto Loon pretende atingi-las, sobretudo em locais isolados e remotos. A gigante da internet busca formar parcerias e aqui no Piauí esta fase de testes sendo realizada com uma empresa de telefonia. Ainda não há definição de quando e como o serviço será disponibilizado à população.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves

Avaliação:

publicidade