Últimas Notícias

Publicada em 03/06/2024 - 07h35
Por Da Redação

Mapa de 1840 encontrado em Londres pode finalizar disputa entre Piauí e Ceará

O governo do Piauí garante que a divisa deveria ter como base a Serra de Ibiapaba


publicidade


Foto: Reprodução Mapa de 1840 encontrado em Londres pode finalizar disputa entre Piauí e Ceará Mapa apresentado pelo PI para mostrar que as serras da região são o ponto de divisão entre os estados

Uma disputa entre os estados do Piauí e do Ceará pode ser resolvida de uma forma inusitada. Tudo porque um mapa de 1840 encontrado por um professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em uma pequena loja de antiguidades localizada em Notting Hill, foi adicionado pela Procuradoria Geral do Estado do Piauí como mais uma prova de que o Ceará se apropriou ilegalmente de parte do seu território.

De acordo com informações do UOL, desde 2011, os dois estados brigam na Justiça, em uma ação no STF, que contesta a titularidade do Ceará de uma área de 2.874 km². No local, vivem 25 mil moradores em 13 municípios, que se tornarão piauienses caso a corte aceite a alteração da divisa.

O governo do Piauí garante que a divisa deveria ter como base a Serra de Ibiapaba. No entanto, atualmente, grande parte da área a leste está no território do Ceará. Nessa divisão, 76% pertenceriam ao Ceará e 24% ao Piauí.

“O mapa que foi juntado confirma a tese piauiense e está em harmonia com os documentos juntados aos autos do processo”, afirmou Lívio Bonfim, chefe da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário do Piauí, em entrevista ao UOL.

A relatora do caso, ministra Carmen Lúcia, depois de diversas tentativas de conciliação frustradas, determinou que o Exército fizesse uma perícia. A ação teve início em outubro do ano passado e foi custeada pelo governo do Piauí. Ainda em andamento, a perícia deve ter o resultado divulgado até o fim de julho, indicou o Exército.


Fonte: Com informações do Portal Alô Alô Bahia


Tópicos: Mapa 1840 Londres disputa piauí ceará

Avaliação:

publicidade