Publicada em 18/04/2022 - 08h45
Por Da Redação
Ministro da Saúde anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país
Marcelo Queiroga fez pronunciamento anunciando o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em pronunciamento de rádio e TV, na noite deste domingo (17), o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia. Segundo o ministro, o anúncio foi possível por causa da melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda segundo o ministro, nos próximos dias será editado um ato normativo sobre a decisão. Queiroga afirmou que a medida não significa o fim da covid-19. “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal.”
Vacinação
No pronunciamento, o ministro falou que o país realizou a maior campanha de vacinação de sua história, com a distribuição de mais de 476 milhões de doses de vacina. Foi ressaltado que mais de 73% dos brasileiros já completaram o esquema vacinal contra a covid-19 e 71 milhões receberam a dose de reforço.
O ministro também destacou os investimentos feitos na área nos últimos dois anos. “O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, fortaleceu o SUS, com a expansão da capacidade de vigilância, ampliação na atenção primária e especializada à saúde. Foram mais de R$ 100 bilhões destinados exclusivamente para o combate à pandemia, além dos mais de R$ 492 bilhões para o financiamento regular da saúde desde 2020”, disse Queiroga.
Emergência sanitária
O Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no final de fevereiro de 2020, enquanto a Europa já registrava centenas de casos de covid-19. No dia 3 de fevereiro de 2020 o ministério declarou a covid-19 como uma emergência de saúde pública de importância nacional.
A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença no país. Segundo último balanço, divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo, o Brasil registrou, desde o início da pandemia, 5.337.459 casos de covid-19 e 661.960 mortes. Há 29.227.051 pessoas que se recuperaram da doença, o que representa 96,6% dos infectados. Há ainda 363.607 casos em acompanhamento.
Fonte: Com informações da Agenciabrasil
Editor: Bruna Saniele
Mais notícias
-
Prevenção | 15/11/2023, 12:16h
Secretaria Municipal de Saúde vai realizar Dia D contra a raiva neste sábado, dia 18
A imunização ocorrerá das 8h às 17h, em vários postos de vacinação espalhados por vários Bairros da cidade.
-
Um grande sonho | 15/11/2023, 11:15h
Prefeito de São Miguel do Tapuio divulga imagens de projeto para construção de rodoviária
“Pompilím” divulgou em suas redes sociais imagens do que seria o projeto arquitetônico para construção de Terminal Rodoviário na cidade.
-
Prêmio Alfa-10 | 15/11/2023, 11:03h
Seduc Piauí divulga o resultado da segunda edição do prêmio Alfa-10
Entre os vencedores do prêmio, está a Unidade Escolar Vereador Waldemar Salles de Castelo do Piauí.
-
Concurso Público | 15/11/2023, 10:33h
Prefeitura de José de Freitas - PI realiza um novo Concurso Público
Certame é destinado ao preenchimento de 88 vagas ofertadas aos profissionais com escolaridade entre níveis fundamental, médio e superior; confira
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões