Últimas Notícias

Publicada em 15/03/2023 - 09h57
Por Da Redação

FETAG-PI está preocupada com a falta de interlocução entre INSS e instituições parceiras

Problemática agrava ainda mais o tempo de análise de benefícios concedidos pelo INSS no Piauí.


publicidade


Foto: COMUNICAÇÃO FETAG-PI FETAG-PI está preocupada com a falta de interlocução entre INSS e instituições parceiras

A FETAG-PI, entidade que representa os agricultores e agricultoras familiares no Piauí, está preocupada com a dificuldade de interlocução do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Piauí entre as instituições parceiras. O problema agrava ainda mais o tempo de análise de benefícios, prolongamento de agendamento para os beneficiários além de outros serviços essenciais para os agricultores e agricultoras.
 
Após meses de espera, a gerência executiva do INSS no Piauí recentemente tem novo gerente, William do Amaral Machado. A secretária de políticas sociais da FETAG-PI, Maria Barros vem acompanhado a problemática. Para ela é necessário e urgente ampliar o e agilizar o atendimento.
 
“Desejamos que o novo gerente seja uma pessoa aberta a essa interlocução com as entidades parceiras, e a FETAG-PI é parceira do órgão por meio de termo de cooperação, CONTAG, INSS, Federação junto com seus sindicatos. Muito embora o INSS trabalhe com o seu sistema, mas o sistema do órgão não atende à demanda suficiente”, observa.
 
“A principal dificuldade que o agricultor está tendo nesse momento é o acesso ao benefício. Ele dá entrada e há muita demora na análise, sem dizer que a análise vem indeferida porque muitas são feitas em outros estados”, frisou a secretária.
 
Nos últimos anos a análise dos benefícios pelo Instituto se agravou e a fila para atendimento no INSS só cresce. O prazo para liberação dos processos previa em Lei um tempo de 45 dias mais depois aumentou para 90 dias, o que tem sido um desafio para os processos de aposentadorias, salário maternidade a auxílio doença. “Nós temos processos desde novembro de 2022 e até agora não saiu resultado. O trabalhador rural está precisando do seu benefício, o que é um direito. O desafio tem sido o INSS responder com prazo ágil a questão dos nossos benefícios”, esclareceu Maria Barros.

Orientação

A FETAG-PI, por meio da Secretaria de Políticas Sociais junto a suas equipes nos sindicatos nos 224 municípios atua orientando os agricultores (ras), levando esclarecimentos em como solicitar os benefícios.  A Federação tem uma equipe de assessoria que ajuda na articulação desta política de direito importante que é a seguridade social.


Fonte: Com informações da FETAG-PI


Tópicos: FETAG-PI interlocução inss instituições parceiras

Avaliação:

publicidade