Últimas Notícias

Publicada em 07/10/2022 - 09h37
Por Da Redação

Mutirões de Catarata da Sesapi já operaram mais 4.800 pessoas

Para diagnosticar quais pacientes necessitavam das cirurgias foram realizadas 5.890 consultas de triagem.


publicidade


Foto: Reprodução Mutirões de Catarata da Sesapi já operaram mais 4.800 pessoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Projeto "Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos - Oftalmologia, 2022" (Mutirões de Catarata), realizou no mês de setembro 4.820 cirurgias de catarata. A meta é realizar mais de 12 mil procedimentos até o final do ano. 

Para diagnosticar quais pacientes necessitavam das cirurgias foram realizadas 5.890 consultas de triagem.“Nossa estratégia é atender toda demanda reprimida, que infelizmente ainda ficou da pandemia. Vamos operar mais de 12 mil pessoas, apenas de catarata, porém a perspectiva é de realizar mais de 20 mil cirurgias até o final de 2022, entre as de rotina e os mutirões, de diversas especialidades, que acontecerão na capital e no interior”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior. 

Foram realizadas consultas de triagem e cirurgias em cidades de norte a sul do Piauí. Os primeiros mutirões foram nas cidades de Piripiri, quando estiveram nas consultas de triagem 1.101 pessoas e 881 passaram por cirurgias. Em Esperantina a etapa triagem atendeu 518 indivíduos e foram operados 414. No município de Luzilândia na fase de triagem foram 258 atendimentos e no processo operatório 206 foram beneficiados. A cidade de Cocal também recebeu o mutirão que atendeu 195 pessoas no processo de triagem e 156 passaram pela cirurgia de catarata.

A população da Planície Litorânea também foi beneficiada com os  Mutirões de Catarata da Sesapi, quando 1.055 passaram por consultas de triagem e as cirurgias foram realizadas em 844 pessoas, os procedimentos aconteceram na cidade de Parnaíba. “O mutirão é dividido em algumas etapas. Primeiro, acontece a consulta, em que serão triados os usuários que necessitam e estão aptos a realizar procedimentos cirúrgicos. Depois, a cirurgia é efetuada. Por fim, há o pós-operatório, que possibilita assistência às intercorrências para pacientes”, explica o gestor.

Os moradores do  Vale do Guaribas também foram contemplados, com o mutirão que foi realizado na cidade de Picos. Na etapa de triagem 2.751 pessoas, de 42 municípios ,foram atendidas e a previsão e 2.200 sejam beneficiadas pelas cirurgias. Na última terça-feira(04) o processo de consultas de triagem foi iniciado na cidade de Corrente, e vai atender os moradores da Chapada das  Mangabeiras. Foram 694 consultas, e de 06 a 09 de outubro 555 estarão passando pelas cirurgias de catarata. 

O Projeto, "Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos - Oftalmologia, 2022" (Mutirões de Catarata), vai passar por todos os territórios piauienses, até o final do mês de novembro de 2022, e os moradores, que precisam de cirurgias de catarata, dos 224 municípios do Piauí serão atendidos. “Para este projeto o público prioritário é a população idosa acima de 60 anos. Preferencialmente, pacientes que já estejam inseridos em sistemas de regulação, principalmente aqueles com regulação para cirurgia de catarata. Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos os pacientes precisam procurar a Secretaria Municipal da Saúde de sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber a necessidade ou não de cirurgia”, reforça Neris Júnior.


Fonte: Assessoria de Comunicação SESAPI


Tópicos: mutirões, catarata, sesapi

Avaliação:

publicidade