Últimas Notícias

Publicada em 02/12/2021 - 16h04
Por Da Redação

Prorrogado o prazo de vacinação contra a febre aftosa no estado do Piauí

Além do Piauí, à medida que foi solicitada por representação dos produtores, vale para outros 13 estados do Brasil.


publicidade


Foto: Onorte Prorrogado o prazo de vacinação contra a febre aftosa no estado do Piauí

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) avaliou e autorizou a prorrogação da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa do ano de 2021 até 31 de dezembro para o estado do Piauí. Além do Piauí, a medida vale para outros 13 estados da Brasil, mas com datas diferentes.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a medida foi solicitada pelas entidades representativas dos produtores e chancelada pelo Serviço Veterinário Estadual (SVE). A ampliação do prazo ocorre em função da necessidade de remanejamento de doses de vacinas para algumas regiões.

Nesta etapa, são vacinados bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o calendário nacional de vacinação. Ao todo, espera-se imunizar cerca de 78 milhões de animais.

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização, incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia.

Além de vacinar o rebanho, o produtor deve declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser feita presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

Confira abaixo os novos prazos para vacinação do rebanho contra a febre aftosa.

Tocantins e Mato Grosso - até o dia 10 de Dezembro de 2021.
Goiás - até o dia 11 de dezembro de 2021
Alagoas e Amapá - até o dia 15 de dezembro de 2021.
Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - até o dia 20 de dezembro de 2021.
Ceará - até 24 de dezembro de 2021.
Bahia e Pará – até dia 30 de dezembro de 2021.
Maranhão, Piauí e São Paulo - até dia 31 de dezembro de 2021.

Vale ressaltar que os produtores não devem deixar pra última hora, pois pode acontecer de ficar sem vacinar o rebanho mesmo com a prorrogação por conta da falta de vacinas.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: prorrogação prazo Vacinação febre aftosa piauí

Avaliação:

publicidade