Últimas Notícias

Publicada em 16/10/2021 - 12h58
Por Francisco Alves

Completa 116 anos da Vila de São Miguel, que deu origem a cidade Sãomiguelense

Foi em 16 de outubro de 1905 que Dona Rosaura Muniz Barreto, doou as suas terras para fazer surgir a Vila de São Miguel.


publicidade


Foto: Reprodução Completa 116 anos da Vila de São Miguel, que deu origem a cidade Sãomiguelense

Nesta sábado, dia 16 de outubro, é uma data muito importante para o município de São Miguel do Tapuio, pois foi em 16 de outubro de 1905, que Dona Rosaura Muniz Barreto, conhecida na região como defensora dos escravos, doou as terras para fazer surgir a Vila de São Miguel.

De acordo com o Sãomiguelense Marceone Rodrigues, que é estudante de Ciências Politica pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e tem vários escritos sobre a cidade de São Miguel do Tapuio, foi, a partir deste ato, que o sonho de nos tornarmos cidade, começou a florescer.

Comerciantes, fazendeiros e lideranças políticas locais na época uniram as suas forças para criar a vila, povoar o lugar e movimentar a economia. E assim, convencerem as autoridades e lideranças políticas do estado, para a importância de transformar o novo vilarejo em uma cidade.
 
Marceone destaca em seu texto, feito com base em pesquisas, que a fé e a devoção de nossa gente fortaleceram os primeiros anos e décadas da vila.

“Passávamos por um longo período de estiagem, onde a seca castigava o lugar, matava de sede os animais e assustava o nosso povo. Muitos dos que chegaram a esta terra em busca de prosperidade, tiveram que retornar aos seus lugares de origem”, diz o estudante Ciências Politica.

A luta pela emancipação política se fortalecia cada vez mais na época. O sonho de tornar cidade estava cada vez mais próximo e no final de março de 1938, foi transformada a deliciosa terra de Dona Rosaura Muniz Barreto numa alegre e linda cidade de São Miguel do Tapuio.

Para lembrar a data de 16 d outubro de 1905, Marceone produziu um vídeo com o hino da Vila de São Miguel. A produção contou com ajuda de vários Sãomiguelenses. Veja o vídeo abaixo.

 


Fonte: Da redação / Com informações de Marceone Rodrigues


Tópicos: 116 anos Vila de São Miguel origem cidade

Avaliação:

publicidade