Últimas Notícias

Publicada em 28/07/2021 - 20h56
Por Da Redação

São Miguel do Tapuio realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social

O objetivo foi analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).


publicidade


Foto: Francisco Alves / Portalsamita São Miguel do Tapuio realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social

Prefeitura de São Miguel do Tapuio, por meio da Secretaria Municipal de Promoção, Assistência Social e trabalho e o Conselho Municipal de Assistência Social, realizaram na última terça-feira, dia 27 de Julho, a IX Conferência Municipal de Assistência Social.

Realizada no espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a Conferência Municipal teve como tema: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

O objetivo foi analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores, da participação dos usuários e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios e eleger delegados para a XIV Conferência Estadual de Assistência Social.

A Conferência iniciou ás 07h30min, com o credenciamento dos participantes, seguida da execução dos hinos oficiais e uma apresentação cultural. A mesa de honra foi composta por várias autoridades municipais, dentre elas o prefeito municipal Pompílio Evaristo Cardoso Filho “Pompilim”, que se fazia acompanhado de secretários municipais e assessores.

O evento foi organizado em cinco eixos: EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; EIXO 2: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;  EIXO 3: Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; EIXO 4: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda garantias de direitos socioassistenciais e proteção social; EIXO 5: Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

A IX Conferência Municipal de Assistência Social de São Miguel do Tapuio finalizou no período da tarde com a Plenária Final e Eleição dos (as) Delegados (as) para a XIV Conferência Estadual de Assistência Social, que vai acontecer na capital, Teresina.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: Conferência assistência social

Avaliação:

publicidade