Últimas Notícias

Publicada em 18/07/2021 - 14h36
Por Da Redação

Município tem mais de 40% da população vacinada contra Covid-19 com a 1ª dose

São Miguel do Tapuio é também o terceiro da região dos Carnaubais que mais vacinou em termos percentuais, entre doses recebidas e doses aplicadas.


publicidade


Foto: Divulgação Município tem mais de 40% da população vacinada contra Covid-19 com a 1ª dose

O total de 40,8% da população geral do município de São Miguel do Tapuio, que segundo o IBGE é de 17.662 habitantes, já recebeu pelo menos a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. Os dados foram alcançados no último sábado, dia 17 de julho, segundo o sistema LocalizaSus, que é coordenado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Vacinômetro do Ministério da Saúde, ao todo 6.956 pessoas receberam a primeira aplicação e 250 pessoas receberam a vacina da Janssen, que é dose única. Das pessoas que receberam a primeira dose, 2.064 receberam a segunda dose. Somando as pessoas que receberam a segunda dose e a vacina de dose única, 2.314 pessoas já estão totalmente imunizadas, o que representa 13,1% da população Sãomiguelense.

No ranking, que contém os 15 municípios do território dos Carnaubais, São Miguel do Tapuio que ocupava até a semana passada na penúltima posição, aparece agora entre os líderes, ocupando a terceira posição, atrás apenas dos municípios de Castelo do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré, ou seja, é o terceiro município da região dos Carnaubais que mais vacinou em termos percentuais, entre doses recebidas e doses aplicadas.

São Miguel do Tapuio recebeu até este domingo, dia 18 de julho, 11.063 doses de vacinas contra a Covid-19. Foram aplicadas segundo o Vacinômetro do Ministério da Saúde, 9.270 doses, ou seja, 83,8% das doses recebidas. Castelo do Piauí, o primeiro colocado da lista, aplicou 86,9% e Nossa Senhora de Nazaré, que é o segundo no ranking da regional, aplicou 84,0%.

O Secretário Municipal de Saúde, Janilson Rodrigues, avaliou como positivo os avanços na vacinação nos últimos dias. “Organizamos melhor a nossa operação logística na aplicação das doses da vacina contra a Covid-19 e fizemos também um mutirão de atualização dos dados no sistema, pois muitas doses que foram aplicadas antes faltavam o registro”, afirmou o secretário.

Janilson disse ainda que mesmo com o avanço na vacinação, ainda é necessário que as pessoas mantenham as medidas de proteção. “Precisamos manter o uso de máscaras e manter o distanciamento físico. O vírus ainda está em circulação e só podemos evitar se cada um fizer a sua parte”, apontou o Secretário.

O Secretário também pontuou que as pessoas que tomaram a primeira dose devem completar o esquema vacinal com a segunda dose. “A vacina de duas doses só tem sua eficácia completa quando feita a aplicação de mais uma dose. Pedimos que as pessoas não se esqueçam de tomar a dose na data certa”, explicou.

Nos dias 16 e 17 de julho, a nossa reportagem recebeu informações que Postos de vacinação estavam funcionando em várias comunidades da zona rural do município, além dos Postos da sede, que funcionaram no espaço do Bolsa Família e na UBS Aldenora Araújo Chaves.

Secretário de Saúde acompanhando a vacinação


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: município população Vacinação covid-19

Avaliação:

publicidade