Últimas Notícias

Publicada em 28/03/2021 - 11h48
Por Da Redação

Médico que tomou a 1ª dose da vacina morre de complicações da Covid

Dr. Cantuária, como era conhecido, foi Secretário Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio, entre 1996 e 2000.


publicidade


Médico que tomou a 1ª dose da vacina morre de complicações da Covid Foto: Jonas Sousa / Portal de Campo Maior

Faleceu na noite do último sábado (27), o médico José Antônio Cantuária Rosa, de 62 anos de idade, ex-diretor do Hospital Getúlio Vargas e que atualmente atuava na linha de frente de combate à covid-19 no Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). As informações são do Portal O Dia.

O Dr. Cantuária, como era conhecido, havia sido vacinado com a primeira dose da vacina contra a doença no município de Campo Maior, mas acabou contraindo o vírus e vindo a óbito. Segundo a Prefeitura de Campo Maior, ele não chegou a receber a segunda dose do imunizante.

No final de fevereiro, amigos e familiares chegaram a comemorar a recuperação do médico. Em uma foto, o Dr. Cantuária aparece cercado de pressionais da saúde comemorando ter vencido a Covid.

O médico recebeu alta da UTI após ficar intubado para tratamento da doença, mas após alguns dias voltou a ficar em coma com quadro de insciência respiratória.

Na noite de ontem, o Dr. Cantuária não resistiu às complicações e faleceu em um hospital particular de Teresina. A morte do médico foi confirmada por colegas do Hospital Regional de Campo Maior.

A morte do profissional de saúde alerta para o fato de que todos os principais imunizantes contra o novo Coronavírus, com exceção da vacina da Janssen, precisam ser aplicados em duas doses para garantir a imunização.

Por isso, é importante que a população já vacinada com a primeira dose que atenta ao calendário de vacinação para receber a segunda aplicação e continue com as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e de álcool em gel para evitar a contaminação pelo vírus.

No caso da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butatan em parceria com a empresa Sinovac, o período máximo para aplicação da segunda dose é de 28 dias. Enquanto a vacina Oxford/AstraZeneca o intervalo máximo para a dose de reforço é de até 90 dias.

Foto: Divulgação no Facebook pessoal.


Fonte: Com informações do Portal O Dia


Tópicos: covid-19 óbito Cantuária coronavírus saúde

Avaliação:

publicidade