Últimas Notícias

Publicada em 18/01/2021 - 10h00
Por Francisco Alves

Sede do CRM-PI deverá ser posto de vacinação para os médicos piauienses

O órgão emitiu nota se posicionando favorável a que toda população seja imunizada contra o novo Coronavírus.


publicidade


Foto: Divulgação Sede do CRM-PI deverá ser posto de vacinação para os médicos piauienses Miriam P. Dias Parente - Pres. CRM-PI

O Conselho Regional de Medicina do Piauí, após deliberação unânime de seu corpo de conselheiros, se posicionou a favor de que toda a população do Piauí seja imunizada, aderindo à campanha que em breve possa chegar ao Estado, considerando que a pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus só pode ser contida na iminência de vacinas, após aprovação das mesmas pela Anvisa.

Segundo o documento do Conselho, publicado neste final de semana, toda a população deve confiar no momento trilhado ao trabalho incansável da ciência e da medicina, nos últimos meses, para a busca de vacinas que possam barrar a transmissibilidade do vírus que já ceifou mais de 209 mil vidas no nosso país, bem como impedir casos graves da Covid-19.
 
A presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente, informou que neste momento “a imunização de grande parcela da população é imprescindível para que ocorra a redução significativa da circulação do vírus e, consequentemente, da transmissão. Dessa forma, será possível conter o avanço da pandemia e permitir o retorno das atividades sociais em geral”.

Para o CRM-PI, a luta travada de interesses políticos, a disseminação de notícias falsas e informações sem comprovação científica têm gerado incertezas na população, mas que é preciso que todos reconheçam que os estudos já publicados de algumas vacinas, mundo afora, trazem resultados animadores e com eficácia para conter a doença.

Além disso, em comunicado anterior, o CRM-PI informa que “a responsabilidade fundamental da atividade médica é procurar preservar a vida, aliviar o sofrimento, promover a saúde e melhorar a qualidade e a eficácia do tratamento emergencial. Nesse sentido, o princípio da beneficência estabelece a obrigação moral de agir em benefício dos outros, fazer o que é melhor para o paciente, cumprindo a sua missão humanística que emana desde os primórdios da Medicina Hipocrática”.

Sede do CRM-PI, Teresina (Foto: Divulgação)

É preciso que cada um faça seu papel social, ainda seguindo as orientações sanitárias, tão propagadas por este Regional desde março do ano passado, quando a Covid-19 chegou ao Brasil, evitando aglomerações, fazendo o correto uso de máscara e lavando bem as mãos e quando não for possível, fazer sempre a higiene com o uso de álcool em gel, assim, contribuiremos para desafogar o sistema de saúde, no qual tanto médicos como demais profissionais da área têm sofrido e até perdido vidas em nome da vida do próximo.

O CRM-PI em contato com a Secretaria Estadual de Saúde – Sesapi já se colocou à disposição para que a sua sede, em Teresina, seja posto para vacinação dos médicos do Estado.
 

Veja Nota na Íntegra do CRM-PI


VACINAS CONTRA COVID-19: POSICIONAMENTO DO CRM-PI

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI), na qualidade de órgão orientador e fiscalizador do exercício ético da atividade médica e cumprindo seu papel social, vem informar, após deliberação de seus Conselheiros, por meio de reunião extraordinária realizada na data de 14.01.2021, o que segue:

A pandemia causada pela Covid-19, que já ceifou a vida de mais de 200 mil cidadãos brasileiros, encontra-se na iminência de ser contida por meio da grande vitória obtida pela ciência mundial: as vacinas.

O árduo percurso até este tão esperado momento foi trilhado graças aos incansáveis esforços de diversos países e empresas farmacêuticas em busca de uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19.

Muito embora a “boa nova” tenha trazido consigo a esperança de total superação da situação que estamos enfrentando, a propagação de falsas notícias e os interesses políticos sobre a eficácia das vacinas têm desencadeado dúvidas e incertezas na população.

Tais impressões só existem porque os propagadores de “fake news” desconsideram e desrespeitam os resultados divulgados, que apontam taxas de eficácia da vacina que tornam possível a redução do número de casos de Covid-19 de maneira geral e, em particular, em relação às formas graves da doença.

Fato é que a imunização de grande parcela da população é imprescindível para que ocorra a redução significativa da circulação do vírus e, consequentemente, da transmissão. Dessa forma, será possível conter o avanço da pandemia e permitir o retorno das atividades sociais em geral.

Assim, este CRM-PI, diante do desconexo cenário informacional indiscutivelmente evitável, vem posicionar-se favoravelmente em relação à vacinação contra a Covid-19, a qual deve ser realizada sob o monitoramento técnico e científico das instituições competentes, no sentido de viabilizar o acesso da população a vacinas seguras e eficazes.

Em tempo, informamos que, após tratativas com o governo estadual, a sede deste Regional servirá como posto de vacinação contra a Covid-19 para os médicos piauienses, auxiliando assim no processo de imunização dos nossos profissionais.


Fonte: Com informações da CRM-PI


Tópicos: sede CRM-PI posto Vacinação médicos piauienses saúde covid

Avaliação:

publicidade