Últimas Notícias

Publicada em 29/09/2020 - 20h40
Por Da Redação

Prefeitura de Juazeiro do Piauí realiza vacinação antirrábica em cães e gato

O município é um dos primeiros da região dos Carnaubais a realizar a vacinação antirrábica de porta em porta.


publicidade


Fotos: Ernandes Miranda Prefeitura de Juazeiro do Piauí realiza vacinação antirrábica em cães e gato

A prefeitura de Juazeiro do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando a vacinação contra a raiva para cães e gatos do município. O dia “D” da campanha foi realizado na última sexta-feira, dia 25 de setembro, quando foram vacinados animas na cidade.

De acordo com a auxiliar Técnica da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Piauí, Gilberlan Teixeira, o dia “D” desse ano foi feito diferente, com os Agentes de Endemias vacinando os animais de porta em porta, para que não haja aglomeração e espera.

Durante entrevista ao Canal Giro de Noticias, de Ernandes Miranda, Gilberlan destacou também a importância de cuidar dos animais. “É muito importante cuidar também dos nossos animais, pois eles são animais domésticos e também adoecem”, destacou.

A Técnica da Vigilância em Saúde disse que a logística da vacinação esse ano está sendo diferente por conta da pandemia do novo Coronavírus. “Quero lembrar a população que usem mascaras, pois os nossos profissionais estão levando todos os equipamentos necessários para a vacinação de porta em porta, como luvas, máscaras e álcool em gel”, salientou.

Gilberlan Teixeira

Vale ressaltar que o município de Juazeiro do Piauí tem um total de 960 cães e 784 gatos que deverão ser vacinados durante a campanha. A vacinação continua esta semana com a presença de equipes por todas as comunidades da zona rural. O município é um dos primeiros da região dos Carnaubais a realizar a vacinação antirrábica de porta em porta.

RAIVA

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, entre eles cães e gatos e também ao homem. A doença é caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100% dos casos.

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Outros casos de transmissão registrados são pela via inalatória, pela placenta e aleitamento e, entre humanos, pelo transplante de córnea.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita


Tópicos: Vacinação raiva juazeiro antirrábica

Avaliação:

publicidade