Últimas Notícias

Publicada em 24/08/2020 - 19h45
Por Da Redação

Vídeo mostra aglomeração de pessoas durante vaquejada em Assunção do Piauí

Imagens mostram desrespeito a decretos do estado e às orientações das autoridades da saúde para evitar a disseminação da Covid-19.


publicidade


Foto: Reprodução Vídeo mostra aglomeração de pessoas durante vaquejada em Assunção do Piauí

Circulam nas redes sociais vídeos que teriam sido gravados durante uma vaquejada realizada no último sábado, dia 22, em Assunção do Piauí, município a 281 km de Teresina. As imagens mostram pessoas aglomeradas e sem máscara, desrespeitando decretos do Governo do Estado e orientações das autoridades da saúde para evitar o contágio da Covid-19.

Procurado, o prefeito de Assunção do Piauí, Antônio Luiz Neto, “Netinho”, (PSD), informou ao Portal G1, que tomou conhecimento do evento no domingo (23) e repassou o caso para a Vigilância Sanitária. O gestor disse que vai identificar os responsáveis, ouvi-los e, possivelmente, multá-los.

O vídeo mostra dezenas de pessoas próximas umas às outras, contrariando as recomendações de distanciamento social para conter a contaminação pelo novo coronavírus. Além disso, algumas pessoas dançam agarradas, o que também não recomendado.

Situação da Covid-19 na cidade

De acordo com o painel epidemiológico Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Assunção do Piauí registrou, até a noite de domingo (23), 117 casos de infecção pelo novo coronavírus.

A cidade teve um óbito pela Covid-19 até o momento. Em caso de hospitalização, os pacientes que residem em Assunção do Piauí devem se deslocar para Castelo do Piauí, localizado cerca de 90 km da cidade, ou, em casos de alta complexidade, para Campo Maior, distante cerca de 195 km.

Segundo a Sesapi, até a noite de domingo (23), o Hospital Regional de Campo Maior estava com 4 dos seus 18 leitos clínicos ocupados. Além disso, a unidade contava com quatro vagas em leitos de estabilização, o hospital possui cinco leitos desse tipo.

Não há leito de UTI na unidade, em caso de necessidade os pacientes devem ser transferidos para Teresina ou Piripiri.

Decretos no Piauí de isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.


Fonte: Com informações do G1/Piauí


Tópicos: festa aglomeração coronavírus assunção piauí

Avaliação:

publicidade