Últimas Notícias

Publicada em 15/05/2020 - 10h25
Por Da Redação

Taxa de isolamento social diminiu em São Miguel do Tapuio para 37,00%

Os dados foram coletados na última segunda-feira, dia 11 de maio, por geolocalização realizado pela Inloco, empresa que monitora o índice no Piauí.


publicidade


Foto: Francisco Alves / PortalSamita Taxa de isolamento social diminiu em São Miguel do Tapuio para 37,00%

Nos últimos dias, a circulação de pessoas nas ruas da cidade de São Miguel do Tapuio aumentou e a taxa de isolamento social na cidade caiu de 44,40% para 37,00%. O índice de isolamento chegou a 62,20% no inicio do mês de Abril no município, quando várias restrições foram impostas para conter o contágio pelo novo coronavírus.

O percentual ideal, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), é 70% de isolamento, como medida de prevenção à propagação em massa do novo Coronavírus. Pelo índice atual da cidade de São Miguel do Tapuio, caso haja contágio na cidade, pode haver propagação rapidamente.

Os dados foram coletados na última segunda-feira, dia 11 de maio, por geolocalização, realizados pela Inloco, empresa contratada para monitoramento do índice de isolamento social no Piauí, durante a pandemia do Covid-19. O ranking que lista 216 dos 224 municípios do Piauí, mostra os melhores e os piores índices de isolamento social.

Apenas um município, Caldeirão Grande do Piauí, situado na tríplice fronteira do Piauí, Pernambuco e Ceará, atingiu e superou a meta, registrando 78,40%. Em segundo lugar aparece Lagoinha do Piauí (59,50%), seguido de Juazeiro do Piauí (57,90%), Morro do Chapéu do Piauí (56,80%) e Campo Alegre do Fidalgo (56,10%).

Contrariando as orientações da OMS e as determinações dos Governos Federal e Estadual e Municipal, quanto ao isolamento social, com os cinco piores índices, estão Santo Antônio dos Milagres, com 22,90%; Capitão Gervásio Oliveira, com 23,30%; Prata do Piauí, com 23,50%; Santa Filomena, com 23,70%; e São Gonçalo do Gurgueia Piauí, com 24,10%.

Piauí registrou 44,07% Nenhum dos estados brasileiros alcançou o percentual de 70% no índice de isolamento no Brasil, conforme os dados coletados na segunda-feira, dia 11 de maio. O Piauí ficou em 10º lugar no ranking de Estados, com 44,07%. Os melhores índices foram registrados no Pará, com 51,32%; Amapá, com 50,45%; Ceará, com 50,35%; Maranhão, com 49,18%; e Amazonas, com 49%.

Geolocalização

O Índice de Isolamento Social foi desenvolvido pela Inloco para auxiliar no combate à pandemia da COVID-19. O mapa mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento. O sistema permite saber se a pessoa está fora de sua casa, caso ela se afaste por mais de 450 metros, através de uma tecnologia que monitora à localização de aparelhos smartphones em todo o país, sem identificar pessoas, garantindo assim sua privacidade e anonimato.

Tal inteligência é utilizada em todo o território nacional como uma ferramenta de vigilância e de suporte na coleta de dados que auxiliem as autoridades a guiar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19.

Clique aqui e veja o ranking completo!


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita


Tópicos: taxa isolamento geolocalização piauí smt

Avaliação:

publicidade