Últimas Notícias

Publicada em 16/10/2019 - 22h44
Por Francisco Alves

Saiba quem era Cônego Cardoso nome dado a escola no município

Antônio Cardoso de Vasconcelos, nasceu na antiga vila de Marvão, em Castelo do Piauí, e pela pesquisa que fizemos, era um Homem forte e corajoso.


publicidade


Foto: Reprodução Saiba quem era Cônego Cardoso nome dado a escola no município estatua de Cônego Antônio Cardoso

O Centro Estadual de Educação Profissional Rural Cônego Cardoso, instituição de ensino que oferta cursos profissionalizantes na modalidade médio integrado no município de São Miguel do Tapuio, está completando dez anos de existência. Na nossa série de reportagens, iremos falar hoje quem foi Cônego Cardoso, nome dado a essa escola.

A escola ganhou o nome de um sertanejo nato, sacerdote, professor, homem forte e corajoso, Antônio Cardoso de Vasconcelos, nasceu na antiga vila de Marvão, atual município de Castelo do Piauí-PI, no dia 02 de novembro de 1888. Este foi o Cônego Cardoso, um belo nome pela evangelização que deixou um grande trabalho.

Em 1903, começou a cursar Direito, mas continuar não quis. Ingressou no Seminário de Teresina em 1907, onde cursou Filosofia e Teologia, transferindo-se depois para o Seminário de Belém, no Pará.

Em 1912 ordenou-se em Belém do Pará. Fez um notável trabalho de evangelização. Regressando ao Piauí, na capital Teresina foi professor e vice-reitor do Seminário Maior, além de capelão, em 1931, da Penitenciária de Teresina e do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Foi feito Cônego pelo bispo diocesano Dom Otaviano Pereira de Albuquerque (1914-1920). Dedicou-se ao trabalho de imprensa e pregação na capital Teresina.

Centro Estadual de Educação Profissional Rural Cônego Cardoso.

Vigário em diversas paróquias do interior piauiense: São Gonçalo, em Amarante (1915-1923), Nossa Senhora do Desterro, em Castelo do Piauí, São Gonçalo, em Regeneração (1920-1922), capela de Senhora Santana, em Arraial (1920-1922); e Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras (1932-1950). O povo de São João da Serra também deve honra a esse guerreiro porque foi ele quem trouxe o padroeiro da cidade de Sobral num gesto de bom cordeiro.

Na velha capital, empreendeu sério trabalho religioso/pastoral e incentivou movimentos cívicos. Reformou e embelezou a igreja matriz de Nossa Senhora da Vitória e muito lutou pela criação da Diocese de Oeiras. Em 1950, após 18 anos de trabalho em Oeiras, retoma a Teresina, mas não pede excardinação.

Foi pároco da igreja de São José, de Altos, de 14 de fevereiro de 1954 a 01 de fevereiro do ano seguinte, e da Paróquia de Nossa Senhora de Santana, em Santa Cruz do Piauí, no ano de 1956.

Sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. Faleceu em 1967, na capital piauiense, como sacerdote da Diocese de Oeiras, já que não pediu excardinação. Cumpriu a sua missão em defesa da fé cristã e da religião.

Por ocasião de seu primeiro centenário de nascimento, em 02 de novembro de 1988, o Instituto Histórico de Oeiras rendeu-lhe bonita homenagem, celebrando missa solene diante da estátua do piedoso Cônego Cardoso (erguida em janeiro de 1980 na praça pública de Oeiras).


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: escola nome conego cardoso smt agricola

Avaliação:

publicidade