Últimas Notícias

Publicada em 16/10/2019 - 14h27
Por Francisco Alves

Prefeitura de São Miguel do Tapuio inaugura espaço do CREAS

A cerimônia de inauguração ocorreu com a presença do prefeito Lincoln Matos e várias outras autoridades municipais.


publicidade


Fotos: Francisco Alves / Portal Samita Prefeitura de São Miguel do Tapuio inaugura espaço do CREAS

Foi realizada na manhã quarta-feira, dia 16 de outubro, a inauguração oficial do primeiro Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS de São Miguel do Tapuio, em funcionamento desde 01 de julho do presente ano. O equipamento é a porta de entrada para programas e serviços socioassistenciais direcionados a indivíduos e famílias com direitos violados.

A cerimônia ocorreu com a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito Dr. Lincoln Matos, representantes das associações, redes de ensino, Secretários Municipais, representantes de igrejas, rede de justiça, além da rede socioassistencial, dentre outras.

Em discurso apresentado pelo prefeito Lincoln Matos, ele justificou a ausência da primeira dama e Secretária Municipal de Promoção, Assistencial Social e Trabalho, Dona Maria do Carmo Mota Matos, e parabenizou a conquista. "Acreditamos profundamente no poder transformador desse trabalho, que mostra resultados expressivos no atendimento à população, acredito que a equipe vai atender da melhor forma possível à nossa comunidade", disse o gestor municipal.

Anatália Catarino, assessora técnica da Secretária Municipal de Promoção, Assistencial Social e Trabalho, aproveitou a oportunidade para falar sobre o papel do CREAS destacando que a Assistência Social se dá na relação com outras Políticas. “O desafio de atender pessoas em situação de rua, jovens inseridos em medidas socioeducativas e casos de violência e maus tratos contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, além de buscar a articulação com outras áreas para atender os indivíduos e famílias em sua integralidade”, finalizou.

CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, está localizado na Rua Antônio Feitosa, 170- Centro. É uma unidade pública estatal, de abrangência municipal e prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados com rompimento de vínculos (alta complexidade) ou sem rompimento de vínculos (média complexidade).

O papel do CREAS é constituir-se em referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS (Sistema Único da Assistência Social) à famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.

O CREAS atende crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, e famílias que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, tráfico de pessoas e exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil, adolescentes em conflito com a lei e outras formas de submissão a situações que provocam danos e agravos à sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.

Em São Miguel do Tapuio o sistema oferece suporte técnico especializado com psicólogo, assistente social e advogado. A unidade é mantida com os recursos dos três entes, sendo que o maior repasse provém do fundo Nacional de Assistência Social, tendo como contrapartida os recursos municipais e estaduais e funciona de segunda a sexta das 7:30 às 17hrs.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: prefeitura inauguração espaço CREAS

Avaliação:

publicidade