Últimas Notícias

Publicada em 19/09/2019 - 10h23
Por Francisco Alves

Ceepru Cônego Cardoso fecha parceria com a Embrapa Meio Norte

No encontro, foi realizada uma demonstração prática da produção de mudas e processo de enraizamento da batata doce e macaxeira.


publicidade


Fotos: Francisco Alves / Portal Samita Ceepru Cônego Cardoso fecha parceria com a Embrapa Meio Norte

Estiveram reunidos na última terça-feira, 17 de Setembro, nas dependências do CEEPRU Cônego Cardoso, professores da área técnica juntamente com os Técnicos da Embrapa Meio Norte, Adão Cabral e Erisvaldo, para uma visita de apresentação do projeto Biofort para professores e alunos. Durante o encontro, foi realizada uma demonstração prática da produção de mudas e processo de enraizamento da batata doce e macaxeira, ambas biofortificadas.

Numa segunda etapa da visita, todos os participantes do evento se reuniram numa sala onde o técnico Adão Cabral, proferiu de forma prática e expositiva a história dos alimentos bioforticados no Brasil e no mundo, assim como as formas de melhoramento genético que compõe o projeto e seus financiadores e colaboradores. Ao final da palestra, foi firmada uma parceria entre a EMBRAPA e o CEEPRU Cônego Cardoso.

O Engenheiro Agrônomo, Francisco Porto, Mestre em Produção Vegetal pela UFPI e professor da escola acredita no sucesso da parceria. A coordenadora Pedagógica, Fábia Brandão, vê na parceria uma oportunidade para que os alunos da escola melhorem suas habilidades práticas e também o contato com a pesquisa trará novas oportunidades profissionais para os envolvidos no projeto.

O coordenador da área técnica, engenheiro agrônomo Marco Estevam, é um grande defensor da pesquisa agropecuária piauiense e a Embrapa é um exemplo de sucesso para o setor primário do nosso Estado. A professora Irislane Rodrigues (Zootecnista) ressaltou que o uso de subprodutos biofortificados podem produzir alimentos de origem animal com elevação de nutrientes e também contribuir com a diminuição da carência nutricional das pessoas que consumirem estes produtos.

A diretora, Djanira Gomes, demonstrou grande interesse com a parceira e também muito contentamento pelo fato de a escola ter sido escolhida para ser uma multiplicadora das tecnologias da Embrapa.

A Rede BioFORT é o conjunto de projetos responsáveis pela biofortificação de alimentos no Brasil. Coordenada pela Embrapa, busca diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar e nutricional através do aumento dos teores de “ferro, zinco e vitamina A” na dieta da população mais carente.


Fonte: Da redação


Tópicos: CEEPRU parceria embrapa meio norte escola técnica

Avaliação:

publicidade