Últimas Notícias

Publicada em 09/09/2019 - 13h36
Por Francisco Alves

NUCA participa do desfile e destaca temas como diversidade e preconceito

Os jovens apresentaram o tema diversidade sexual e todas as formas de discriminação e de preconceito racial.


publicidade


Fotos: Junior Cardoso / NUCA NUCA participa do desfile e destaca temas como diversidade e preconceito Adolescente fazendo a leitura da nota de repúdio

Sensibilizado com a atual discussão a cerca dos índic es de discriminação e preconceito em todo o Brasil, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do município de São Miguel do Tapuio-PI, apresentou o tema diversidade sexual e todas as formas de discriminação e de preconceito racial em um pelotão no Desfile Cívico de 7 de Setembro, no município.

Os jovens levaram para a avenida mensagens pedindo o fim da homofobia e alertando para a sociedade os índices de homicídios motivados por intolerância, a diversidade sexual e todas as outras formas que promovam o ódio em nossa sociedade.

A iniciativa da apresentação do tema no desfile cívico da cidade de São Miguel do Tapuio foi reconhecida como ousada, e a princípio causou muitas expectativas e especulações entre as pessoas, mas na avenida o tema foi bem recebido e aplaudido por todos.

Cerca de 30 jovens vestidos com blusas com a mão nas cores do arco-íris indicavam o “BASTA” a tanta violência contra os LGBTQ+ em nosso país. Outros jovens levaram para a avenida uma bandeira colorida gigante que é o símbolo do orgulho, do reconhecimento e da comunidade LGBTQ+ a nível mundial.

No final do desfile a jovem Amanda Santos, leu uma nota de repúdio sobre todas as formas de discriminação e de preconceito racial em nome do NUCA.

Veja abaixo a íntegra da nota:

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do município de São Miguel do Tapuio-PI, vem por meio desta nota, manifestar o seu absoluto repudio a quaisquer formas de discriminação e de preconceito racial.

Exigimos respeito à diversidade: não aceitaremos atitudes e ações de discriminação ligadas ao racismo, machismo, homofobia, sexismo, xenofobia e nem quaisquer outras formas que promovam o ódio.

O Brasil se orgulha das conquistas democráticas que vem celebrando desde a Constituição de 1988. Reconhecendo os direitos das mulheres, dos negros, da juventude, das pessoas com deficiência, das pessoas gays, dentre tantos outros indivíduos da sociedade, que formam a pluralidade social e, consequentemente, a principal beleza do povo brasileiro.

O NUCA tem orgulho de ter, os seus jovens na luta no cotidiano, para que possamos viver em uma sociedade livre de preconceitos e discriminações. Não aceitaremos retrocessos, tampouco que a intolerância se transforme em política de governo, ou de Estado. Qualquer tipo de preconceito é totalmente incompatível com os valores éticos da sociedade e absolutamente inaceitável no âmbito da educação que preza a democracia, a paz, o respeito aos direitos humanos e a diversidade.

"Preconceito é coisa de ignorantes. Gente sem acesso à cultura, à educação... Não é o caso de vocês. Ou é? Vocês, certamente, não conhecem os gays, seus talentos, suas lutas... Também não conhecem o mundo vivem: nem os anônimos, nem os notáveis. Certamente, vocês não leram Ariano Suassuna, Jorge Amado... não reverenciaram o Mestre Leonardo da Vinci, jamais ouviram Renato Russo e Cazuza. Vocês não sabem quantos gays presidiram este mundo, e desconhecem que muitos de vocês tem um gay, seja dentro de casa ou fora dela. ... E este povo que vocês tantos detestam são dignos de muitos favores de vocês. Rancorosos, alienados e ignorantes, vocês coitados, são digno de pena". (Rachel Sheherazade)

Por fim, o NUCA reitera seu apoio e solidariedade a todos que sofrem preconceitos e discriminação de todas as formas bem como seu compromisso no combate a todas as formas de discriminação e preconceito.

 


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: desfile cívico nuca diversidade preconceito

Avaliação:

publicidade