Últimas Notícias

Publicada em 07/08/2019 - 06h09
Por Francisco Alves

Secretaria de Saúde realiza atividades para estimular o aleitamento materno

Durante todo a semana, acontecem nas UBSs trabalhos de orientação, com o objetivo de incentivar o aleitamento materno.


publicidade


Fotos: Francisco Alves/PortalSamita Secretaria de Saúde realiza atividades para estimular o aleitamento materno Palestra na UBS Luis de Araújo Torres

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, dia 06 de agosto, mas duas  palestras destacando a importancia do aleitamento materno. As atividades foram concentradas pela manhã na Unidade Básica de Saúde Dona Rousara, no Centro da cidade, e a tarde na Unidade Básica de Saúde do Bairro Luís de Araújo Torres.

As palestras estão sendo ministradas por profissionais que compõe as Equipes da Estrategia da Saúde da Familia (ESF), com apoio da equipe do NASF (Nucleo de Apoio a Saúde da Familia), incluindo Enfermeiras, Nutricionistas, Fonoaudióloga, Psicólogo, Fisioterapeuta, Dentistas, Médicos e Tecnicos de Enfermagem.

Durante as palestras dos profissionais na Unidade Básica de Saúde do Bairro Luís de Araújo Torres, foi realizado um “mamaço”, como parte da campanha agosto “Dourado”, que este ano tem como temática no município: “Empoderar Mâes e Pais, favorecer a Amamentação: Hoje e para o futuro”.

O médico Gustavo Carvalho, que faz parte da equipe de saúde da UBS do Bairro Luís de Araújo Torres, destacou que o leite humano é o alimento essencial para o desenvolvimento do bebê nos seus primeiros meses de vida, além de ser um dos momentos mais importantes na construção do elo entre mãe e filho.

“O leite materno contem tudo que o bebê necessita inclusive água, por isso deve ser exclusivo até o sexto mês de vida, sendo desnecessária a oferta de outros alimentos. A partir do sexto mês, começa a introdução alimentar de forma gradual, mas a amamentação deve continuar até pelo menos a criança completar dois anos de idade”, disse o médico.

Palestra na UBS Dona Rosaura.

Palestra na UBS Dona Rosaura.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno vem sendo comemorada em São Miguel do Tapuio, desde a última quinta-feira, dia 1º de agosto, quando foi lançada a programação alusiva ao “Agosto Dourado”, temática relevante para servir de inspiração para as diferentes atividades desenvolvidas no período, como parte também das atividades setoriais do Selo Unicef.

Palestra na UBS Luís de Araújo Torres.

Palestra na UBS Luís de Araújo Torres.

Durante toda a semana, acontecem palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para incentivar o aleitamento materno. Nesta quarta-feira, dia 7, acontecem palestras na Unidade Básica de Saúde Aldenora Araújo Chaves, no Bairro São Luíz, e na sexta-feira, dia 8, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Canto.

“Mamaço" realizado na UBS Luís de Araújo Torres.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: saúde Semana aleitamento agosto dourado Mães gestantes

Avaliação:

publicidade