Últimas Notícias

Publicada em 05/04/2019 - 20h54
Por Francisco Alves

Técnicos recebem treinamentos para o Sistema de Inspeção animal

Para os municípios do Território dos Carnaubais (Ala 6), o treinamento começou na segunda-feira (01) e finalizou nesta sexta-feira (05).


publicidade


Fotos: Reprodução Técnicos recebem treinamentos para o Sistema de Inspeção animal Treinamento para implantação do Sistema de Inspeção animal

Técnicos dos municípios que compõem  o Território dos Carnaubais estão participando em Teresina, de um treinamento para implantação do Sistema de Inspeção dos Produtos de Origem Animal. Para os municípios do Território dos Carnaubais (Ala 6), o treinamento começou na segunda-feira, dia 01 e finalizou nesta sexta-feira, dia 05.

O treinamento está sendo realizado através de uma parceria entre as prefeituras, governo do estado do Piauí, Adapi e Território dos carnaubais. Participam do treinamento médicos veterinários, engenheiros agrônomos, nutricionistas, técnicos agrícolas, técnicos em zootecnia e técnicos de agroindústria.

Mediado pela SEPLAN, o evento tem por finalidade treinar os profissionais para dá suporte aos veterinários na área de inspeção de alimentos de origem animal, o que dará ao município a aquisição do Selo que qualifica os produtos para serem comercializados na agricultura familiar e vendidos para a merenda escolar.
.
Do município de São Miguel do Tapuio, participaram do treinamento o médico veterinário Miguel Soares, o Agrônomo Marco Estevan e o Técnico Agrícola Esaú Rodrigues. Por conta disso, a cidade ficou cinco dias sem fazer matança de animais no matadouro público.

Os municípios dos Territórios dos Carnaubais, Ala 6, é composta pelos os municípios de Castelo do Piauí, São João da Serra, Buriti dos Montes,  Novo Santo Antônio, Assunção do Piauí e São Miguel dos Tapuio.

O Sistema de Inspeção dos Produtos de Origem Animal deve funcionar na forma de cooperação técnica celebrado entre os órgãos do governo do estado, como inspeção, no caso a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) e Vigilância Sanitária Estadual, e as 16 prefeituras municipais.

O termo de cooperação é uma forma de beneficiar todo o território, já que, de forma individual, nenhum dos municípios teria condição de implantar um sistema de inspeção funcional, devido às condições financeiras, escassez de recursos humanos e materiais.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: técnicos treinamento implantação sistema inspeção animal

Avaliação:

publicidade