Últimas Notícias

Publicada em 14/11/2018 - 00h10
Por Francisco Alves

Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente define propostas

Foram escolhidos também os delegados que levarão as diretrizes para a etapa estadual que acontecerá em Teresina.


publicidade


Fotos: Francisco Alves/PortalSamita Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente define propostas Aprovação das diretrizes e ações estratégicas

O Município de São Miguel do Tapuio finalizou, nesta terça-feira (13), a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Reunidos no auditório do Bolsa Família, os participantes debateram como tema central a "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências".

O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura de São Miguel do Tapuio, por meio Secretaria Municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho, juntamente com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O objetivo foi discutir cinco eixos principais e escolher os delegados que levarão as propostas formuladas às próximas etapas na Conferência Estadual.

Na cerimônia de abertura que aconteceu na noite de segunda-feira (12), fizeram parte o prefeito Lincoln Matos, a primeira dama do município dona Maria do Carmo Mota Matos, Chefe de Gabinete da prefeitura Sandra Carvalho, Assessor de Gabinete Evanildo Oliveira, os Secretários Municipais, Erasmo Freira (Saúde), Rauristênio Cavalcante (Esportes), Ronaldo Alves (Administração), Membros do Conselho Tutelar e a presidente do CMDCA, Luciana Alves.

Na ocasião, foram abordados e discutidos em grupos os seguintes eixos: a Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; a Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; o Orçamento e Financiamento das Políticas; a Participação, Comunicação Social e Protagonismo; e os Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas.

Para o Presidente do CMDCA, Luciana Alves, o momento é um marco importante para as politicas públicas das crianças e adolescentes do município. “Toda essa discussão do dia, traz um norte de onde estamos e para onde devemos seguir e quais projetos e ações devemos implantar nos próximos anos”, afirmou Luciana.

Além dos conselheiros tutelares eleitos, a Plenária elegeu os delegados que participarão da etapa estadual e aprovou as diretrizes e ações estratégicas que farão parte do documento final. Representando poder publico foram eleitos Luciana Alves (Titular) e Poliana Marques (Suplente); representando a sociedade civil foram eleitos Kaline (Titular) e Maria Iranilde (Suplente). E representando as Crianças e os Adolescentes foram eleitas às alunas Amanda Santos (Titular) e Joyce (suplente).

Ao ser escolhida como delegada a representar o município, a adolescente Amanda Santos, disse que eventos como as Conferências são espaços importantes onde à juventude tem voz e vez dos seus direitos. “Esse é um momento de nos representarmos, porque antes eram adultos que aprovavam os direitos da criança e do adolescente, agora somos nós que debatemos”, disse a jovem.

A Conferencia Magna teve como Conferencista Assistente Social Iraneide Cristina Araújo Viana, que é Consultora Técnica na Área das Politicas Publicas e do Financiamento do SUAS.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: Conferência direitos criança adolescente

Avaliação:

publicidade