Últimas Notícias

Publicada em 20/09/2018 - 07h29
Por Francisco Alves

CMDCA e NUCA realizam palestra sobre prevenção ao suicídio

A ação faz parte da campanha Setembro Amarelo e teve como objetivo criar um espaço de dialogo entre os jovens.


publicidade


Foto: Francisco Alves/PortalSamita CMDCA e NUCA realizam palestra sobre prevenção ao suicídio Palestra com jovens do Nuca

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Miguel do Tapuio, realizou nesta última terça-feira, dia 18 de setembro, no auditório do Bolsa Família, uma palestra de conscientização sobre o combate ao suicídio com jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

A ação faz parte da campanha Setembro Amarelo e teve como objetivo criar um espaço de dialogo onde os jovens, para que eles pudessem ter a liberdade de falar de seus sonhos e conquistas, além de promover debates e trabalhar a conscientização e sensibilização sobre a Prevenção ao Suicídio.

A palestra foi administrada pelos jovens, Éden Alves, Ana Vieira, Joao Marcelo Sousa, Carlos Emanoel Vieira de Barros e pela Assistente Social do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Miguel do Tapuio, Francisca Castelo Branco, que falou da importância de se criar mais espaços de discussões entre os jovens.

Além de discussões e debates relacionados ao tema, os jovens do NUCA apresentaram também as suas performances artísticas, enriquecendo ainda mais o evento.

A articuladora do Selo UNICEF, Poliana Marques disse que ficou encantada com a quantidade de jovens presentes. “Os jovens foram muito participativos e se mostraram interessados pelo assunto. Houve momentos em que eles puderam tirar suas dúvidas com a Assistente Social, acredito que isso tenha trazido um momento de reflexão muito importante para eles”, disse Poliana.

SETEMBRO AMARELO

A campanha “Setembro Amarelo” acontece no Brasil desde 2014 e tem foco a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção, divulgando e ampliando a temática.

Em São Miguel do Tapuio a campanha é articulada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Selo UNICEF, Prefeitura Municipal, Secretaria de Promoção, Assistência Social e Trabalho, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria Esporte.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: setembro amarelo prevenção saúde palestra nuca CMDCA

Avaliação:

publicidade