Últimas Notícias

Publicada em 17/09/2018 - 19h15
Por Francisco Alves

CAPS promove palestra sobre a importância da prevenção do suicídio

O objetivo foi alertar os profissionais da saúde e a população a respeito da realidade do tema e as formas de prevenção.


publicidade


Foto: Francisco Alves/PortalSamita CAPS promove palestra sobre a importância da prevenção do suicídio Palestra sobre a importância da prevenção do suicídio

Em alusão a campanha “Setembro Amarelo”, mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Miguel do Tapuio, realizou na tarde desta segunda-feira (17), no auditório do Bolsa família, uma ação com a presenças de vários profissionais da área da saúde.

O evento teve como palestrante o médico psiquiatra Dr. Rafael Mendes de Brito, que atualmente atende pacientes no município de São Miguel do Tapuio. O objetivo foi alertar os profissionais e a população a respeito da realidade do suicídio e as formas de prevenção.

Na abertura do evento o paciente Milton Sergio, que é acompanhado pelo CAPS, fez a leitura do poema “Recomeço” do poeta Cearense Bráulio Bessa. Em seguida os pacientes acompanhando pelo CAPS dançara a música infantil “Tchutchuê”, do grupo Artístico Pequenos Atos.

O médico psiquiatra Dr. Rafael, iniciou a palestra deixando claro que a depressão é uma doença como outra qualquer, que muito se fala no tema na sociedade atual, porém, muitas das vezes de forma errônea. “Só o fato de está vivo já é um fator de risco e são diversos os fatores que contribuem para um comportamento suicida”, disse o médico.

Ele destacou também que o suicídio é um assunto que deve ser debatido, pois há várias formas de se evitar. Um dos pontos reiterados pelo médico é a importância da participação da comunidade na identificação das situações de risco, que funciona como importante estratégia de prevenção. O médico finalizou a palestra apresentando alguns dados.

SETEMBRO AMARELO

A campanha “Setembro Amarelo” acontece no Brasil desde 2014 e tem foco a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção, divulgando e ampliando a temática.

Em São Miguel do Tapuio a campanha é articulada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Selo UNICEF, Prefeitura Municipal, Secretaria de Promoção, Assistência Social e Trabalho, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Secretaria Esporte.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: setembro amarelo prevenção saúde palestra caps

Avaliação:

publicidade