Últimas Notícias

Publicada em 06/07/2018 - 07h15
Por Francisco Alves

Município de SMT realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

O objetivo da ação foi levantar demandas a partir de Grupos Temáticos para elaboração do Plano Municipal de Ação no município.


publicidade


Foto: Francisco Alves/PortalSamita Município de SMT realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Apresentação do Plano de ação

Foi realizado na ultima terça-feira, dia 03 de julho, no espaço do bolsa família, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF edição 2017-2020 do Município de São Miguel do Tapuio. O evento organizado pela Comissão Intersetorial do município, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), NUCA e  Prefeitura através das secretarias.

O objetivo da ação foi levantar demandas a partir de Grupos Temáticos para elaboração do Plano Municipal de Ação que visa diminuir as desigualdades sociais no município, melhorar a qualidade de vida das Crianças e Adolescentes e promovendo a participação social.

A abertura aconteceu às 8h da manhã, com apresentação cultural da Banda Cidadão Afinado e o coral de jovens do SCFV. Seguida aconteceu à fala das autoridades que foram convidadas a compor a mesa de honra. Por motivos superiores o prefeito Lincoln Matos não estava presente, mas foi representado pela primeira dama do município, dona Maria do Carmo Mota Matos.

Após as falas das autoridades a articuladora do Selo Unicef no município, professora Poliana Marques, apresentou a metodologia do Selo, sendo que o diagnostico Intersetorial a partir da linha base, foi apresentado pela presidente do CMDCA, Luciana Alves. A assistente social Lilian Oliveira, o Coordenador de educação Herton Vieira e a enfermeira Vanessa apresentaram os desafios a serem enfrentados.

A assistente social do TJ-SP, Grasielle Feitosa de Loiola, que é mestre e está cursando doutorado pela PUC-SP, direcionou sua fala a partir da sua experiência enquanto articuladora do Selo Unicef no município de São Miguel do Tapuio na edição 2008.  Grasielle destacou três elementos e disse entender que o Selo não como produto, mas um processo com a possibilidade de transformar formas de gerir e construir politicas públicas.

Em seguida aconteceu a divisão dos Grupos de trabalhos a partir de 11 indicadores: CT1 – Direito ao Registro Civil, GT2 – Evasão escolar, GT3 – Programas, serviços e benefícios sociais para famílias vulneráveis, GT4 – Alimentação Infantil, GT5 – Gravidez na Adolescência, GT6 – Pré-Natal, GT7 – Óbito Materno, GT8 – Qualidade da Educação, GT – Direito a Vida, GT10 Violência contra Crianças e Adolescentes e GT11 – Protagonismo Juvenil.

A proposta era que cada grupo refletisse sobre as percepções que seus participantes possuíam relação à temática associada a cada um dos onze indicadores que compõem a metodologia do Selo Unicef. Após as discursões, cada grupo de trabalho apresentou ideias sobre como o município pode se organizar, para melhorar as situações criticas e manter os indicadores que já foram cumpridos.

Além da primeira dama do município, dona Maria do Carmo Mota Matos, que representou o prefeito Lincoln Matos, estava presente a Secretária de Educação Silvana Maia, Secretário de Saúde Erasmo Freire, Secretário de Agricultura Gilmar Marques, Secretário de Administração Ronaldo Alves, Secretário de Esporte Rauristenio Rodrigues e o Vereador Clodomar Mineiro.

O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar, a partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF. Os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Confira mais fotos.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: Comissão selo unicef plano Ação Núcleo adolescente

Avaliação:

publicidade