Últimas Notícias

Publicada em 26/06/2018 - 10h01
Por Francisco Alves

Acusado de chacina é julgado na cidade de São Miguel do Tapuio

Clewilson Vieira Matias, conhecido como Chiê, será submetido a júri popular nesta terça-feira, dia 26, no fórum local da cidade.


publicidade


Foto: Francisco Alves/PortalSamita Acusado de chacina é julgado na cidade de São Miguel do Tapuio Forum local da cidade

Começa nesta terça-feira (26) no Fórum Milton Evaristo de Aragão, o julgamento de Clewilson Vieira Matias, conhecido como Chiê, acusado de cometer uma chacina que, em 30 de outubro de 2014, deixou cinco pessoas mortas na comunidade Palmeira de Cima, zona rural do município de São Miguel do Tapuio.

As vítimas foram Juvêncio dos Reis da Silva (líder comunitário), Sidney Tavares Silva (estudante/neto de Juvêncio), Maria Moreira do Nascimento (esposa do acusado), Roberto Brito Bastos Crisóstomo (professor de informática da rede municipal) e Cláudio Barros de Oliveira (comerciante / compadre do acusado).

Ação penal que será decidida pelo Tribunal Popular do Júri composto por sete pessoas e tem como autor o Ministério Público do Estado do Piauí. A instalação dos trabalhos do Júri aconteceu agora a pouco, na sala das Audiências do Fórum local.

O primeiro passo, nessa terça-feira, será o sorteio do júri que será composto por sete pessoas, dos 25 (vinte e cinco) jurados notificados/intimados. A previsão é que também sejam ouvidas durante a audiência de julgamento as testemunhas arroladas pela defesa e  acusação.

O Tribunal Popular do Júri será presidido pelo Juiz de Direito da Comarca de Castelo do Piauí, Dr. Leonardo Brasileiro que em carácter excepcional assume pela Vara Única da Comarca de São Miguel do Tapuio.

Chegada do Réu
Clewilson Vieira Matias chegou ao fórum local de São Miguel do Tapuio às 8h40min. Ele entrou por uma porta lateral e seguiu para uma sala reserva, onde aguarda o inicio do julgamento.

Atualizada às 10h30min - A cidade encontra-se sob forte esquema de segurança desde as primeiras horas da manhã de hoje. Segundo o Coordenador Geral de Operações (CGO), Coronel PM Márcio, pelo menos 26 policiais militares isolam as ruas de acesso ao Fórum para garantir a segurança dos que participam do julgamento.

Atualizada às 10h35min - Aconteceu agora a pouco o sorteio dos sete jurados que vão compor o Conselho de Sentença. Ao todo, foram convocados/intimados 25 pessoas para fazerem parte do Conselho que dará a condenação ou absolvição do Clewilson Vieira Matias, pelos crimes cometidos.

Atualizada às 10h51min - Começa o julgamento de Clewilson Vieira Matias, O destino do acusado pela morte de cinco pessoas na comunidade Palmeira de Cima, está nas mãos de quatro homens e três mulheres, que integram o júri popular. O julgamento está sendo realizado no Fórum Milton Evaristo de Aragão, presidido pelo juiz Dr Leonardo Brasileiro.

Atualizada às 13h08min – Poucas pessoas estão na frente do Fórum Milton Evaristo de Aragão para acompanhar o julgamento de Clewilson Vieira Matias. Ele é acusado de matar cinco pessoas na comunidade Palmeira de Cima, zona rural do município de São Miguel do Tapuio. Já foram ouvidas as testemunhas de defesa e acusação, nesse momento o Réu passa a ser ouvido.

Atualizada às 14h19min - Dez testemunhas das dos dezoitos chamadas para o julgamento, já foram ouvidas. O defensor público Afonso Lima acompanha o julgamento e a acusação é feita pelo promotor Ricardo Trigueiro. A previsão é de todas as 18 testemunhas sejam ouvidas antes das considerações da defesa e da acusação para a decisão do conselho de sentença. Se condenado, o réu deve responder por cinco homicídios qualificados, uma tentativa de homicídio qualificado, invasão de domicílio e ameaça.

Atualizada às 20h34min - O Juiz de Direito Dr. Leonardo Brasileiro, divulgou as 20h30min a decisão do Tribunal Popular do Júri que condenou o Réu Clewilson Vieira Matias, a pena definitiva de 112 anos de reclusão, devendo ser cumprida inicialmente em regime fechado, pelos crimes cometidos na chacina que matou cinco pessoas. De acordo com a sentença, Clewilson foi condenado a 24 anos de reclusão pelo assassinato de Juvêncio dos Reis da Silva, 22 anos pelo assassinato de Sidney Tavares Silva, 22 anos pelo assassinato de Maria Moreira do Nascimento, 22 anos pelo assassinato de Roberto Brito Bastos Crisóstomo e 22 anos pelo assassinato de Cláudio Barros de Oliveira.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: São Miguel do Tapuio julgamento réu chacina fórum chiê Clewilson Vieira Matias

Avaliação:

publicidade