Últimas Notícias

Publicada em 15/06/2018 - 16h04
Por Francisco Alves

Artista pinta painel com charge de profissionais da escola que trabalha

Durante cinco meses, cada profissional foi desenhado detalhadamente enaltecendo as suas características físicas como profissional da escola.


publicidade


Foto: Francisco Alves/PortalSamita Artista pinta painel com charge de profissionais da escola que trabalha Neto Saraiva ao lado do painel com as charges

O artista Sãomiguelense Francineto Saraiva, que é conhecido como professor Neto, ou simplesmente Neto Saraiva, vai expor nos próximos dias mais uma de suas obras de artes. Trata-se de um painel com a charge de todos os 38 profissionais que trabalham na Unidade Escolar Dona Rousara Muniz Barreto, pertencente à rede estadual de ensino do município de São Miguel do Tapuio.

A obra segundo o artista demorou cinco meses para ser concluída e tem como objeto, chamar a atenção do alunando principalmente das aulas de artes, bem como as demais áreas da educação, com história e sociologia. “Cada profissional foi desenhado detalhadamente enaltecendo as suas características físicas, como fator importante das diferenças que nos tornam iguais no contexto educacional”, disse Neta Saraiva.

O artista ressalta ainda que a obra é uma forma de valorizar os profissionais da educação com seu grau de importância dentro da escola, trabalhando a história do esporte, em que o aluno vai está se aprazendo com a Copa do Mundo, mas também aprendendo a valorizar o professor, tendo como exemplo a arte da caricatura.

O painel com as charges dos profissionais será impresso em um grande banner para ser exposto permanentemente em um espaço exclusivo do mural da escola, onde receberá a denominação de Seleção Campeã Dona Rosaura.

Painel com charge de profissionais da escola Dona Rosaura.

Por demonstrar um diálogo amistoso com pincéis, tintas e suportes, pintando as coisas que já vivenciou na sua vida, o artista Neto Saraiva tem seu estilo próprio. Ele já pintou dezenas de quadros em telas com pontos que dão forma e volume a figuras estilizadas, com figuras típicas da região.

HISTORICO DE NETO SARAIVA

Neto Saraiva é hoje uma  grande referência artística, fonte  viva  de  inspiração para  muitos jovens. Ele sempre estudou em escolas públicas e desde a infância desenha. Natural de São Miguel do Tapuio é graduado em Letra Português pela UESPI, com especialização, onde, também, realizou suas primeiras exposições. Já atingiu a marca de  três mil trabalhos criados (autênticos) entre obras pintadas, desenhos, HQS esculturas.

Em 2005 e 2006 participou de amostra com outros artistas renomados do Piauí. Em 2010 e 2013, realizou outras exposições na UESPI. Em 2014, Artes de Março e em 2016, reabertura do espaço Clube dos Diários, com a participação de artista renomados do Brasil. No ano de 2016 foi a vez do Riverside Shopping, em Teresina, com exposição individual.

Sua produção artística engloba também o mundo infantil, pois já criou alguns personagens infantis como o SuperMiguel e o Índio Tapuínha e outros que compõe a turminha. Suas obras estão espalhadas por vários estados do País e também pela Europa


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: desenho artista neto painel charge profissionais escola

Avaliação:

publicidade