Últimas Notícias

Publicada em 16/05/2018 - 08h04
Por Francisco Alves

Secretaria de Saúde realizou dia “D” de vacinação contra H1N1

A vacinação aconteceu das 8 às 17 horas em vários postos que foram instalados na sede do município.


publicidade


Foto: Divulgação Secretaria de Saúde realizou dia “D” de vacinação contra H1N1 Vacina contra contra influenza H1N1

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio realizou no ultimo sábado, 12 de maio, o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza H1N1 nos Postos de Saúde da sede. A vacinação aconteceu das 8 às 17 horas em vários postos instalados na sede do município.

Os postos foram os seguintes: UBS Canto, UBS Luís Araújo Torres, UBS Aldenora Araújo Chaves, UBS Dona Rosaura, Unidade Escolar Matadouro, Unidades Escolar Mamede Alves, Escola Agrícola Conego Cardoso e CRAS bolsa família. Ele disse ainda que a vacinação dos acamados será feita por duas equipes volantes.

Na zona rural do município de São Miguel do Tapuio, a campanha de vacinação será realizada nos dias 22, 23 e 24 de maio, obedecendo também o cronograma dos grupos prioritários.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Erasmo Freire, a vacina é a maneira mais eficaz de prevenir a virose H1N1. “Essa vacina pode proteger a população contra as formas mais graves da infecção provocadas pelo vírus Influenza, o que é facilmente transmitido por meio de secreções das vias respiratórias e por meio do contato com objetos contaminados”, destacou o Secretário.

O Secretário informou também que a vacina está sendo destinada aos grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, trabalhadores da saúde, professores, portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medida socioeducativa ou estão presos.

Sintomas

Os principais sintomas da gripe A (H1N1) são: febre alta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e indisposição. Segundo especialistas, é importante adotar alguns cuidados de higiene básicos para evitar a propagação da doença, como lavar as mãos regularmente e evitar aglomerações sempre que possível.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: vacina dia D Influenza H1N1 saúde

Avaliação:

publicidade